Dividida em três capítulos, a obra traz um tema de grande interesse na atualidade: a criminalidade econômica. Um dos temas abordados no livro é o paraíso fiscal, onde muitos ativos da Petrobras foram lavados no exterior.
No primeiro capítulo, os autores realizam estudo crítico das relações entre crime organizado e a tutela penal do branqueamento de capitais, a partir do direito penal do bem jurídico.
A obra levanta no segundo capítulo, as questões penais e processuais penais relativas ao crime organizado no Brasil e em Portugal. Para encerrar, abordaram o papel do Estado regulador no branqueamento de capitais.
Sobre os autores :
Fillipe Azevedo Rodrigues é advogado. Doutorado em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela UFRN.
Liliana Bastos Santo de Azevedo Rodrigues é advogada em Brasil e em Portugal. Doutoranda em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade Portucalense e UFRN.
__________
Ganhadora :
Suzane Martin Simião, de Americana/SP
__________