Migalhas Quentes

Acordo firmado por autônomo sofre incidência de INSS

X

11/5/2006

 

Acordo firmado por autônomo sofre incidência de INSS

 

A Terceira Turma do TST  determinou a incidência de INSS sobre o valor total de acordo feito em juízo onde não ficou caracterizado o vínculo empregatício. A tese adotada pela Turma é a de que, apesar de ter sido afastada a existência de vínculo, o relacionamento havido entre as partes assumiu o formato de prestação de serviços, de forma autônoma, atraindo a incidência de contribuição social.

 

A decisão diz respeito a recurso do INSS contra decisão do TRT/SP (2ª Região), segundo a qual diante da ausência de vínculo de emprego não cabe incidência de contribuição, tendo em vista que o acordo firmado em juízo representa a livre manifestação das partes, com o objetivo de colocar fim ao litígio.

 

O ministro Alberto Bresciani, relator do processo, destacou que, embora a conciliação seja o objetivo maior perseguido pelo Poder Judiciário, sendo bem-vinda em qualquer fase do processo trabalhista, existem preceitos de ordem pública, orientadores do convívio em sociedade, que não podem ser objeto de livre deliberação entre as partes.“Embora caiba aos litigantes o juízo da oportunidade e da composição de acordo, não poderão firmá-lo de maneira a eximir-se das contribuições previdenciárias, segundo o contorno da lei”, disse o relator.

 

O voto tomou por base o disposto no artigo 195 da CF, que disciplina a forma de contribuição previdenciária. Diz o artigo que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do DF e dos Municípios, e das contribuições sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.

_____________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

BK esquece advogados de SC em promoção e OAB/SC faz vídeo com McDonalds

13/1/2025

Barroso defende STF e critica editoriais do Estadão por incitarem ódio

13/1/2025

Moraes manda Bolsonaro provar convite oficial para posse de Trump

11/1/2025

STF analisará ações tributárias com impacto bilionário à União em 2025

13/1/2025

TST: Tabeliã pagará R$ 500 mil por coagir empregados a processar antecessor

13/1/2025

Artigos Mais Lidos

O whistleblowing no Brasil: Os primeiros passos foram dados, mas ainda há espaço para evolução

13/1/2025

Split payment é novo hit do momento

13/1/2025

Reforma tributária: Aspectos gerais do IBS - Imposto sobre bens e serviços

13/1/2025

Direito ao trabalho: O trabalho é um direito? - Análise sob perspectiva jurídica e social

13/1/2025

Concursos públicos sob suspensão: O cenário de incertezas com as mudanças de gestão

11/1/2025