Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Direito e sua Ciência"

Uma obra dedicada a alunos, pesquisadores e operadores do Direito que tenham consciência de que não há nada mais prático que uma boa teoria.

24/8/2016

Na obra "O Direito e sua Ciência" (Malheiros Editores Ltda. – 120p.), o advogado Hugo de Brito Machado Segundo reflete em torno da cognição humana e de suas relações com o Direito em uma introdução à Epistemologia Jurídica.

A obra também tem o propósito de examinar e expor as principais noções da Teoria do Conhecimento na contemporaneidade, da forma como as compreende o autor.

"Quais são as várias formas de se conhecer o Direito e como elas interagem? É possível uma ciência a respeito de normas? Seria ela, por isso, dogmática? Como se podem estudar valores? É viável, nesse contexto, falar-se em uma Epistemologia Moral? Quanto aos fatos, como proceder à sua cognição, seja no que tange ao Direito enquanto fenômeno histórico, seja no que diz respeito à parcela específica da realidade sobre a qual as normas incidem, no amplo e ainda relativamente inexplorado campo da prova? Quais as consequências da limitação humana na cognição dos fatos, e como essas limitada cognição dos fatos repercute no respeito aos princípios da legalidade e do Estado de Direito, ao direito probatório em geral e ao dever constitucional de fundamentação das decisões judiciais? São esses, basicamente, os assuntos a respeito dos quais tratará este livro". O autor.

Sobre o autor :

Hugo de Brito Machado Segundo é bacharel e mestre em Direito pela UFC. Doutor em Direito Constitucional pela Unifor. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFC. Membro do ICET – Instituto Cearense de Estudos Tributários. Visiting Scholar da Wirtschaftsuniversität, Viena, Áustria.




___________

Ganhadora :

Marina Helena da Silva Vieira Campos, de Contagem/MG

___________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024