O grande desafio dos empresários frente ao momento econômico delicado é controlar custos e obter lucro. Entretanto, apesar da busca constante por economia, eles não se atentam à importância da informação contábil, ferramenta essencial na tomada de decisões.
Infelizmente, desconhecer a real carga tributária da empresa é uma realidade entre profissionais. Atualmente, existem 92 tributos em vigor e a carga tributária do Brasil equivale a 35,42% do PIB, fato indesejável, pois trava o crescimento econômico.
Nesse momento, o CEO fundador do Grupo Studio, José Carlos Braga Monteiro, recomenda um planejamento tributário, pois ele parte da utilização de métodos legais (benefícios fiscais previstos na legislação tributária) para diminuir a carga tributária das empresas.
Entre tantas finalidades, esse planejamento é essencial para analisar o melhor regime de tributação para a empresa de modo a evitar que ela seja enquadrada em um regime que não trará tantos benefícios ao seu segmento, ressalta José Gado, consultor tributário do Grupo Studio.
Tais benefícios serão de grande relevância na manutenção e no crescimento dos médios e grandes negócios, pois por meio de uma análise e diagnósticos da sua atual situação, será promovido um plano de ajustes necessários e, por consequência, o seu fluxo de caixa será aquecido.
Seguindo o mesmo raciocínio, Yuri Ghabril, Diretor Comercial da Studio Fiscal, explica que o planejamento tributário deve ser utilizado como estratégia comercial não só por trazer significativa redução de custos futuros, recuperar valores pagos a maior a título de tributação, mas porque desenvolve planejamentos e reestruturações do modelo de negócio para tornar a empresa mais competitiva no mercado.
Assim, fica claro que uma consultoria tributária é benéfica, pois é capaz de identificar diversas situações que não são encontradas facilmente por outro tipo de revisão, pois exibe um alto índice de precisão uma vez que o seu foco é na análise minuciosa dos cinco últimos anos contábeis das empresas.
____________________