Migalhas Quentes

Para presidente da OAB/SP, a ministra Ellen Gracie fará história à frente do STF

27/4/2006


Para presidente da OAB/SP, a ministra Ellen Gracie fará história à frente do STF


Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, a ministra Ellen Gracie, que assume a presidência do STF hoje, fará história, não só como a primeira mulher a assumir a mais alta Corte do País, mas pela sua cultura jurídica, vocação para a magistratura, capacidade de trabalho. “A ministra possui todas as qualificações profissionais e pessoais para ocupar um cargo dessa dimensão, como já vem provando neste período de interinidade. Certamente, fará uma gestão profícua à frente do STF, credenciando-se para assumir outros cargos de destaque no cenário nacional”, afirmou D'Urso.


O presidente da OAB/SP lembra que o avanço das mulheres no mundo jurídico vem sendo sentido principalmente na Advocacia, onde mais de 50% dos novos advogados são mulheres. ‘ Nos últimos três anos, por exemplo, de 2003 a 2005, ingressaram nos quadros da OAB/SP 35.862 novas advogadas contra 33.563 advogados. As mulheres também vêm crescendo nos cargos de diretoria dentro da Seccional e Subsecções", destaca D'Urso.


A ministra Ellen Gracie Northfleet foi eleita no dia 15 de março para o biênio 2006/2008, mas vem exercendo interinamente a presidência do STF, desde a aposentadoria do ministro Nelson Jobim. Na sessão solene, após a posse da presidente, haverá a posse do vice-presidente, ministro Gilmar Mendes. O discurso de saudação será do ministro Celso Mello. Também fazem uso da palavra o presidente da OAB Nacional, Roberto Busato e o procurador geral da República, Antonio Fernando Souza.
_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024