A lista tríplice de candidatos à vaga do ministro Gilson Dipp, no STJ, está formada. Foram escolhidos os desembargadores Federais João Batista Gomes Moreira, do TRF da 1ª região; Joel Ilan Paciornik, do TRF da 4ª região; e José Marcos Lunardelli, do TRF da 3ª região.
O pleno do STJ definiu em sessão realizada nesta quarta-feira, 7, os nomes para figurar na lista, que será encaminhada agora à presidente Dilma Rousseff. Ao todo, 16 magistrados Federais concorriam à vaga.
Escrutínios
A votação foi acirrada. Foram necessários três escrutínios para que todos os candidatos fossem escolhidos. Da primeira deliberação saíram seis nomes mais votados: Kassio Nunes Marques (16 votos); Joel Ilan Paciornik (16 votos); José Marcos Lunardelli (14 votos); João Batista Gomes Moreira (13 votos); Rogério Favreto (10 votos); e José Antônio Lisbôa Neiva (6 votos).
Em 2º escrutínio, dois desembargadores foram eleitos para compor a lista: João Batista Gomes Moreira (19 votos) e Joel Ilan Paciornik (18 votos). Com 16 e 13 votos, respectivamente, passaram para um 3º escrutínio José Marcos Lunardelli e Kassio Nunes Marques. Neste último, por fim, em apertada votação, José Marcos Lunardelli recebeu 16 dos 30 votos possíveis.
Conheça os candidatos escolhidos.
Desembargador | TRF | Currículo |
João Batista Gomes Moreira | 1ª região | Natural de Patos de Minas/MG, tomou posse como desembargador Federal em fevereiro de 2001, promovido pelo critério de merecimento. Seu ingresso na magistratura deu-se em 1987, na seção judiciária do Acre, onde exerceu a diretoria do foro e foi membro do TRE. Serviu nas seções judiciárias do Amazonas, Goiás, Tocantins e Piauí. Na seção judiciária de Goiás, onde permaneceu por mais de 13 anos, foi diretor do foro e membro do TRE. Em 1993 e em 2000, oficiou como juiz convocado do TRF da 1ª região. |
Joel Ilan Paciornik | 4ª região | Nascido em Curitiba/PR, é graduado pela Faculdade de Direito da mesma cidade (1987) e mestre em Direito pela UFRGS. Em 1992, foi aprovado no concurso para juiz Federal substituto da 4ª região. Exerceu a titularidade da 3ª vara Federal Cível de Curitiba, foi diretor do foro da seção judiciária do Paraná e juiz do TRE. Em agosto de 2006, foi convocado para atuar como desembargador no TRF. Na Corte, foi presidente da 1ª turma e integrou o Conselho de Administração. Além disso, foi vice-corregedor regional no biênio 2011/2013. |
José Marcos Lunardelli | 3ª região | É desembargador Federal da 3ª região desde julho de 2010. Foi juiz Federal titular da 17ª Vara Cível de SP de 1999 a 2010; juiz Federal titular da 2ª vara Federal de Piracicaba, de 1997 a 1999; juiz Federal titular da 1ª vara Federal de São José do Rio Preto, de 1996 a 1997; juiz Federal substituto, de 1993 a 1996. Mestre e Doutor em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da USP. Especialização em Filosofia e Teoria Geral do Direito também pela USP. Já lecionou Direito Administrativo e Econômico. Foi Presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul - AJUFESP nos biênios 2001/2003 e 2003/2005. |
Fonte: Migalhas |
Magistratura estadual
Ontem, o pleno do STJ definiu a lista tríplice de outra vaga em aberto desde o ano passado, com a aposentadoria do ministro Sidnei Beneti, destinada à magistratura estadual.
A Corte escolheu os desembargadores Antonio Saldanha Palheiro (TJ/RJ); Nelson Juliano Schaefer Martins (TJ/SC); e José Afrânio Vilela (TJ/MG).