Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Temas de Direito Constitucional e o Supremo Tribunal Federal"

20/3/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro

"Temas de Direito Constitucional e o Supremo Tribunal Federal" (431 p.), escrito por Judicael Sudário de Pinho e gentilmente oferecido pela editora Atlas. Confira o ganhador abaixo.


Com a crescente importância dos estudos constitucionais não só no âmbito acadêmico, mas também nos trabalhos profissionais, desperta interesse cada vez maior a análise das decisões do Supremo Tribunal Federal sobre os diversos temas constitucionais que tem enfrentado.

O tema interpretação da Constituição, embora específico, pressupõe a compreensão de toda a problemática constitucional, donde a sua atualidade e importância , situando-se o trabalho tanto no campo da Teoria da Constituição , quanto na linha de estudos atinentes ao Estado democrático de direito. Este é o objetivo deste livro, que cuida da questão da interpretação constitucional e de como vem sendo desenvolvida essa atividade essa atividade interpretativa pelo Supremo Tribunal Federal em relação à Constituição Federal de 1988.

Organizado em 12 capítulos, o texto trata inicialmente do significado da Constituição Federal de 1988 para a nova realidade política brasileira nascida do exaurimento do modelo autoritário dos governos militares.

Nos capítulos seguintes são apresentados os meios mais comuns utilizados pelo STF para interpretar a Constituição Federal de 1988. São demonstradas as opções interpretativas da nossa Corte Suprema em temas constitucionais, como: controle de constitucionalidade (difuso e concentrado); mandado de injunção; habeas data, utilização processual de prova obtida por meio ilícito; processo; processo de reforma da constituição; princípio da proporcionalidade; colisão de direitos fundamentais e direito do trabalho.


Judicael Sudário de Pinho

é juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza e professor de Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde concluiu o curso de especialização <_st13a_personname productid="em Processo Penal" w:st="on">em Processo Penal e obteve o título de mestre <_st13a_personname productid="em Direito Constitucional. Especialista" w:st="on"><_st13a_personname productid="em Direito Constitucional." w:st="on">em Direito Constitucional. Especialista em História da Idéias Políticas, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
_________________


Ganhadora:


Karla Lopes Barbosa
, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília/DF

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Procurador que cuspiu em funcionária faz acordo e pede perdão: “não sou monstro”

18/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz considera que apelido de "capivara" a trabalhadora não é ofensivo

18/7/2024

Artigos Mais Lidos

STJ altera a metodologia de cálculo de tarifa para condomínios sem hidrômetro individualizado

19/7/2024

Recuperação judicial fraudulenta

18/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Planejamento sucessório: Regime da separação de bens convencional não afasta o cônjuge da qualidade de herdeiro

18/7/2024

Efeitos práticos dos novos princípios da reforma tributária

17/7/2024