Sorteio de Obra
Migalhas sorteou um exemplar do livro
O tema interpretação da Constituição, embora específico, pressupõe a compreensão de toda a problemática constitucional, donde a sua atualidade e importância , situando-se o trabalho tanto no campo da Teoria da Constituição , quanto na linha de estudos atinentes ao Estado democrático de direito. Este é o objetivo deste livro, que cuida da questão da interpretação constitucional e de como vem sendo desenvolvida essa atividade essa atividade interpretativa pelo Supremo Tribunal Federal em relação à Constituição Federal de 1988.
Organizado em 12 capítulos, o texto trata inicialmente do significado da Constituição Federal de 1988 para a nova realidade política brasileira nascida do exaurimento do modelo autoritário dos governos militares.
Nos capítulos seguintes são apresentados os meios mais comuns utilizados pelo STF para interpretar a Constituição Federal de 1988. São demonstradas as opções interpretativas da nossa Corte Suprema em temas constitucionais, como: controle de constitucionalidade (difuso e concentrado); mandado de injunção; habeas data, utilização processual de prova obtida por meio ilícito; processo; processo de reforma da constituição; princípio da proporcionalidade; colisão de direitos fundamentais e direito do trabalho.
Judicael Sudário de Pinho
_________________
Karla Lopes Barbosa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília/DF