Como costuma ocorrer na realidade, a variedade de perspectivas e complexidades de um instituto, revela-se apenas na aplicação dinâmica da lei, por obra da jurisprudência. Os autores empreenderam um esforço de pesquisa, envolvendo diversas decisões judiciais de 19 Tribunais de Justiça e do TST, STJ e STF.
Com o objetivo dos autores de tratar da forma como a jurisprudência brasileira tem construído o instituto da recuperação judicial de empresas, o resultado do livro é uma doutrina de grande qualidade, contendo diversas e divergentes orientações encontradas nos tribunais brasileiros.
Os autores destacam que a Nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas adotou princípios basilares como a preservação da empresa, separação dos conceitos de empresa e de empresário, redução do custo do crédito no Brasil, celeridade e eficiência dos processos judiciais.
Sobre os autores :
Cássio Cavalli é doutor em Direito Comercial pela UFRGS. Mestre em Direito pela PUC-RS. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. Pesquisador do Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE) da FGV DIREITO RIO.
Luiz Roberto Ayoub é mestre em Direito Processual Civil e bacharel em Direito pela Unesa. Juiz Titular da 1º Vara Empresarial do TJ/RJ. Professor Supervisor do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.
__________
Ganhadora :
Manoela Lautert Caron, de Curitiba/PR