O livro traz, além de estudos de casos atuais, consequências para o Direito Internacional dos conflitos da Faixa de Gaza, Líbia e Síria e materiais complementares relacionados ao Direito e às relações internacionais. O livro busca estimular a participação do aluno e a construção de seu conhecimento, abordando o processo histórico de criação das organizações internacionais, suas principais características e capacidades institucionais.
O surgimento das organizações internacionais é tido como fenômeno, ao lado da jurisdicionalização do Direito Internacional. O estudo dessas organizações está atrelado aos respectivos sistemas de solução de controvérsias, que traz ao longo dos capítulos do livro assuntos envolvendo a Corte Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional e os tribunais de sistemas de integração.
"O objetivo não é fornecer um conhecimento enciclopédico aos estudantes de Direito. Trata-se de estimular o aluno a alcançar, por conta própria, o raciocínio próprio dos juristas, que lhe permita resolver os problemas concretos com os quais se defrontará na futura prática profissional."
Sobre os colaboradores :
Paula Wojcikiewicz Almeida é doutora em Direito Internacional pela Université Paris I e pela UERJ. É professora e pesquisadora de Direito Internacional na FGV DIREITO RIO.
Rafael Zelesco Barretto é mestre e doutorando em Direito Internacional pela UERJ. É professor da UFRJ e tutor acadêmico da FGV DIREITO RIO.
_________
Ganhadores :
Faberson Ricardo Dada, de Campina da Lagoa/PR
Eric Nilson Loefgren, advogado no RJ