A coletânea reúne 12 trabalhos que trazem o aporte dos clássicos e as grandes questões que se ocuparam dessa relação, mostrando como adquirirem maior densidade ao inseri-las nas circunstâncias em que foram produzidas.
O principal objetivo do autor é trazer o debate de diferentes tradições teóricas, sendo assim, o livro busca identificar distintos tipos de ética consequencialista, hedonista e pragmática, como diferentes formas de argumento que compreendem proposições descritivas e prescritivas sobre ética e política.
"As 'formas políticas' propostas pelos clássicos tornam-se essenciais, já que representam o marco institucional para o tipo de moral e ética que defendem. Mas tampouco pode prescindir do problema relativo à construção da ordem (política), em que a relação entre ética e política se dá de forma pragmática."
Sobre o autor :
Fernando Quintana é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas no RJ e professor de Introdução à Política nos cursos de graduação do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da UNIRIO.
__________
Ganhadora :
Daniela Fonseca, advogada do escritório Bichara Advogados, de SP