Migalhas Quentes

Livro que afirma que Lampião era homossexual e Maria Bonita infiel pode ser publicado

Ação que tentava impedir o lançamento da obra foi ajuizada pela filha do casal.

30/9/2014

A 2ª câmara Cível do TJ/SE reformou decisão de 1ª grau que proibia o lançamento e venda de livro sobre a vida do falecido cangaceiro Lampião. A obra "Lampião Mata Sete", do escritor Pedro de Moraes, defende a tese de que Virgulino Ferreira da Silva era homossexual e que sua esposa, Maria Bonita, era infiel. A ação foi ajuizada por Expedita Ferreira Nunes, filha do casal.

Em seu voto, o relator, desembargador Cezário Siqueira Neto, entendeu que garantir o direito à liberdade de expressão coaduna-se com os recentes julgamentos do STF, em manifesto combate à censura.

"Se a recorrida, autora da ação, sentiu-se ‘ofendida’ com o conteúdo do livro em testilha, pode-se valer dos meios legais cabíveis. Porém, querer impedir o direito de livre expressão do autor da obra, no caso concreto, caracterizaria patente medida de censura, vedada por nosso Constituinte."

Ainda segundo o relator, a garantia básica da liberdade de expressão do pensamento representa um dos fundamentos em que repousa a ordem democrática, não cabendo ao Judiciário estabelecer padrões de conduta que impliquem em restrição à divulgação do pensamento.

O magistrado lembrou ainda que o personagem principal do livro é uma figura pública. "As pessoas públicas, por se submeterem voluntariamente à exposição pública, abrem mão de uma parcela de sua privacidade, sendo menor a intensidade de proteção."

"Comungo do pensamento, no sentido de não caber mais retrocesso há um tempo em que, por conta de um carimbo da ‘censura’, os autores ficavam impedidos da publicação de obras literárias, peças teatrais, músicas, e etc, por vezes, de grande conteúdo intelectual. Na atualidade, deve prevalecer o pensamento da responsabilidade pela manifestação de pensamento, mesmo porque a própria sociedade se encarrega de dar o devido valor às publicações, manifestações que contenham conteúdo intelectual."

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Proibido livro que afirma que Lampião era homossexual e Maria Bonita infiel

13/4/2012
Migalhas Quentes

Negada indenização por dano moral a neto de "Lampião" e "Maria Bonita"

22/12/2011

Notícias Mais Lidas

Por ameaçar servidores, TJ/RJ proíbe acesso de ex-estagiária na Corte

21/2/2025

STF invalida lei que isenta carros elétricos do IPVA

21/2/2025

TST: Apresentar 18 atestados "emendando" feriados justifica dispensa

21/2/2025

"Desperdício de tempo", diz juíza ao negar audiência de conciliação

21/2/2025

Minuto Migalhas tem denúncia contra Bolsonaro, anistia e spoiler

21/2/2025

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre herança – Novas regras do ITCMD a partir de 2025

21/2/2025

Tema 1.232 do STF: Inclusão de empresa do grupo econômico na execução trabalhista sem participação na fase de conhecimento – Atualizações e perspectivas

21/2/2025

Superendividamento e o juiz legislador: quando a lei vira opcional

21/2/2025

Quando a lei se antecipa ao crime: O limite entre planejamento e execução em atentados

21/2/2025

Fraude à cota de gênero: Risco de desvirtuamento por grupos políticos

21/2/2025