A Faculdade de Direito da USP realizou, no último dia 24, a cerimônia solene de posse de dez professores titulares. Durante o evento no Salão Nobre lotado receberam o título da mais elevada categoria os docentes:
-
Celso Fernandes Campilongo
-
Fernando Dias Menezes de Almeida
-
Flávio Luiz Yarshell
-
Floriano P. de Azevedo Marques Neto
-
Giselda M. N. Hironaka
-
José Luiz Gavião de Almeida
-
José Reinaldo de Lima Lopes
-
Renato de Mello Jorge Silveira
-
Ronaldo Porto Macedo Júnior
-
Sérgio Salomão Shecaira
Ao abrir os trabalhos, o diretor da FDUSP, professor titular José Rogério Cruz e Tucci, avaliou o importante momento na carreira de cada um dos catedráticos empossados.
“Assumir a titularidade em uma instituição com a tradição e o respeito da Faculdade de Direito das Arcadas, uma das mais antigas do país, que completou 187 anos, é um momento histórico na carreira de professor. E traz com o título ainda mais responsabilidade na construção de novos doutores do saber.”
Coube ao professor Floriano P. de Azevedo Marques Neto discursar em nome dos empossados.
“Estou convencido que a solenidade da posse de professor titular na Universidade de São Paulo tem três significados. Um simbólico, pois toda posse de professor titular representa a passagem, um ciclo que se encerra para outro se iniciar. Outro funcional, pois é também o último ato da investidura num cargo público. E um pessoal, já que é um marco na trajetória de vida de cada um de nós. Temos o dever de não apenas repassar o conhecimento, mas de refletir sobre ele, critica-lo. Temos também a função de formar líderes na pluralidade. Agentes capazes de pontear não apenas nas carreiras jurídicas e de estado, mas nos movimentos sociais, no parlamento, na imprensa, nas artes. Líderes nas mais diversas ideologias políticas.”