Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O contrato de fornecimento de cana-de-açucar"

A obra é uma importante contribuição para a evolução dos contratos de fornecimento da cana.

18/9/2014

A obra "O contrato de fornecimento de cana-de-açucar" (Atlas – 208p.), organizado por Rogério Alessandre de Oliveira Castro, traz o aspecto histórico deste contrato no Brasil, suas características, conceito, importância, partes, estrutura, função, classificação e outras implicações jurídicas.

"A presente obra coletiva, organizada pelo professor Rogério Alessandre de Oliveira Castro, é uma importante contribuição para a evolução dos contratos de fornecimento de cana. É a partir do esforço intelectual e científico, como o dos professores e profissionais autores desta obra, que serão criadas as condições da permanência do produtor rural independente de cana-de-açúcar em sua atividade. A obra também contribui para a economia das Organizações, na medida em que explora características específicas contratuais e institucionais que sustentam as diversas alternativas de organizar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e viabilizar sua capacidade de competir e crescer." Elizabeth Farina

O livro analisa os aspectos jurídicos e econômicos relacionados ao contrato de fornecimento de cana-de-açúcar. Além disso, faz uma análise da resolução do contrato de fornecimento de cana como importante fator para qualificação adequada do inadimplemento, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. O texto aborda ainda a cobrança da questionável contribuição para o Programa de Assistência Social (PAS) do setor sucroenergético, extinta pela lei 12.865/13. Outro artigo apresenta uma contribuição para o processo de construção e revisão de contratos da cadeia de produção agrícola.

Por fim, o livro traz um estudo de caso envolvendo usinas e fornecedores de cana na região de Quirinópolis/GO, que aponta as vantagens econômicas e sociais decorrentes da adoção do contrato de fornecimento de cana-de-açúcar como uma das formas de suprimento de matéria-prima pelas usinas.

Sobre o organizador :

Rogério Alessandre de Oliveira Castro é bacharel em Direito pela PUCCAMP (1992). Pós-graduado lato sensu em Comércio Exterior pela FGV (1993). Pós-graduado lato sensu Economia e Direito pela Unicamp (1995). Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Unimarcos (2000). Doutor em Integração da América Latina pela USP (2008). Professor de Direito Comercial na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP). Desenvolveu e vem ministrando na FDRP/USP aulas sobre a disciplina optativa "O empresário do setor sucroenergético e seus desafios: análise jurídica, socioambiental e mercadológica". Advogado.

_________

Ganhadores :

Nathan Leivas Reis, de Curitiba/PR; e

Roberta Alves Santana, de Inimutaba/MG

__________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024