Recente pesquisa da agência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento com 164 grandes companhias coloca o país como o 5º principal destino das intenções de investimento para os próximos dois anos, atrás de China, EUA, Indonésia e Índia. Nessa toada, os escritórios brasileiros têm sido procurados cada vez mais para lidar com as necessidades dos clientes estrangeiros.
E é pensando nessa demanda que diversas bancas criaram áreas para atendimento de investidores estrangeiros, visando oferecer uma assessoria jurídica integral e apoio em todos os assuntos que sejam de interesse da empresa.
China Desk
Tang nasceu na China mas mora no Brasil desde os 19 anos. Graduado pela Faculdade de Direito da USP (Turma de 2003), recém-formado fundou um escritório junto com um colega de sala. Fluente na língua chinesa e conhecedor da cultura empresarial do país, começou a prestar muitos serviços para as empresas chinesas no Brasil nos últimos anos.
Com o intuito de atender demandas mais complexas, surgiu a necessidade de uma banca de renome e uma estrutura adequada – e a parceria com o Braga evoluiu para a criação do China Desk.
“A China, além de ser a segunda maior economia do mundo e o maior parceiro comercial do Brasil, é também um dos países que mais investe no Brasil. Entretanto, devido às grandes diferenças de língua, cultura e sistema jurídico, as empresas chinesas vêm enfrentando muitas dificuldades nas suas atividades no Brasil. O escritório pretende criar uma estrutura dedicada às empresas chinesas para justamente suprir estas necessidades e dar mais confiança aos investidores chineses.”
O China Desk oferece todos os serviços jurídicos relacionado ao campo empresarial-civil, com o intuito do escritório ser reconhecido como verdadeiro parceiro das empresas chinesas para seu bom funcionamento no Brasil.
French Desk
O advogado Mário Nogueira, sócio da banca, coordena atualmente, além da French Desk, as Korean Desk e a Chinese Desk.
“Ele [French desk] é a porta de entrada e a assistência para o cliente francês no escritório. Dependendo do serviço solicitado pelo cliente, ele pode ser prestado pelo profissional do desk ou será repassado para outro profissional do escritório, mais habilitado a prestar o melhor serviço demandado.”
Integrante do escritório há 28 anos, Nogueira sempre atuou nas áreas de M&A e de CADE, com ênfase nessa última. Fazem parte do grupo do desk profissionais de origem francesa, seja por nascimento, seja por relações familiares. O desk conta com profissionais que tanto estudaram francês no Brasil, quanto outros que fizeram cursos de pós-gradução na França.
_______________