Migalhas Quentes

CNMP aprova proposta que regulamenta redistribuição de processos a conselheiro

Nos casos de processos com julgamento iniciado, o conselheiro sucessor continuará na relatoria dos processos até então distribuídos ao conselheiro sucedido.

6/8/2014

O plenário do CNMP aprovou proposta de emenda regimental que regulamenta a redistribuição de processos com julgamento iniciado nas hipóteses de modificação do colegiado. A autoria da proposta foi do presidente do CNMP, Rodrigo Janot. A relatoria foi do conselheiro Jarbas Soares.

A nova proposta inclui o parágrafo 5º ao artigo 39 do Regimento Interno do Conselho. Assim, nos casos de processos com julgamento iniciado, o conselheiro sucessor continuará na relatoria dos processos até então distribuídos ao conselheiro sucedido.

O presidente do CNMP justificou a necessidade de incluir o dispositivo em virtude de não existir previsão regimental acerca da redistribuição de processos com julgamento já iniciado. Argumenta que a aplicação da regra geral, relativa aos processos remanescentes, resulta no impedimento de dois membros do colegiado, o relator em sucessão e o conselheiro substituto.

Em seu voto, o conselheiro Jarbas Soares explicou que os processos cujos julgamentos ainda não foram iniciados continuarão a ser redistribuídos conforme o disposto no artigo 39, parágrafos 1º e 2º: nos casos de vacância de mais de um cargo de conselheiro, a redistribuição será feita de forma igualitária entre aqueles que assumirem o cargo. Já no caso de a vacância exceder a trinta dias, a redistribuição ocorrerá de forma igualitária abrangendo todos os conselheiros.

Soares destacou que o Regimento Interno é omisso quanto à matéria, e a interpretação extensiva do artigo 39 e seus parágrafos, para aplicá-lo à redistribuição de processos com julgamento iniciado, “importa em flagrante distorção e menoscabo dos componentes do colegiado ao impedir dois conselheiros, em concomitância, de atuarem nos referidos procedimentos”.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024