Hidrelétrica Porto Primavera
OAB/SP propõe criar fundação para reparar danos ambientais
Conforme o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, Carlos Alberto Maluf Sanseverino, a proposição do projeto de constituição da Fundoeste, financiada pela CESP, tem por finalidade viabilizar acordo judicial nos autos de uma Ação Civil Pública (número 98.120.7384-1), de autoria da OAB/SP, contra a CESP, em decorrência dos impactos causados ao meio ambiente por conta do enchimento do reservatório da Hidrelétrica de Porto Primavera. A ação tramita na 1ª Vara da Justiça Federal de Presidente Prudente. “O objetivo é mitigar e compensar os danos ambientais na região, em razão do enchimento do reservatório Porto Primavera”, explica Sanseverino.
O projeto elaborado sob a coordenação da Comissão da OAB SP contempla verbas para duas iniciativas. Uma trata da revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Anastácio, que corta 13 municípios e deságua no reservatório de Porto Primavera, a ser executada em parceria com a Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - Regional de Presidente Prudente). E outra, trata dos recursos para a constituição do Consórcio Organizacional de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), uma iniciativa do IDEAS (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ação Social de Presidente Prudente), cuja formação entre órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e iniciativa privada contará com a parceria da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
“Queremos inserir na comunidade do Oeste Paulista do Estado de São Paulo novos conceitos e paradigmas na recuperação ambiental, revitalização de mananciais, além da difusão de princípios que norteiam a gestão descentralizada, integrada e participativa dos recursos hídricos”, diz Sanseverino, assinalando que com a formação do reservatório de Porto Primavera novos problemas têm comprometido a principal atividade econômica da região, a agropecuária. Estudos confirmam a desestruturação de todo o sistema natural, como a elevação do lençol freático, mudanças nos ventos e alterações climáticas, que vem ocasionando, inclusive, aumento de fungos na agricultura, além de erosão e assoreamento.
________________
__________________