Migalhas Quentes

Por meio de sua Comissão de Meio Ambiente, a OAB/SP propõe criar fundação para reparar danos ambientais

20/1/2006


Hidrelétrica Porto Primavera

OAB/SP propõe criar fundação para reparar danos ambientais

No próximo dia 30 de janeiro, a OAB/SP - por meio de sua Comissão de Meio Ambiente - realiza audiência pública para apresentar o projeto de constituição da Fundoeste (Fundação Oeste Paulista de Apoio à Pesquisa, ao Desenvolvimento Sustentável e Recuperação de Mananciais). O evento será na Subseção da entidade em Presidente Prudente. Em dezembro passado, a Comissão apresentou o projeto ao Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), posteriormente encaminhado para análise da Câmara Técnica e, numa segunda fase, devem ser iniciadas as negociações com as Secretarias de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, de Agricultura e com a diretoria da CESP (Centrais Elétricas de São Paulo).

Conforme o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, Carlos Alberto Maluf Sanseverino, a proposição do projeto de constituição da Fundoeste, financiada pela CESP, tem por finalidade viabilizar acordo judicial nos autos de uma Ação Civil Pública (número 98.120.7384-1), de autoria da OAB/SP, contra a CESP, em decorrência dos impactos causados ao meio ambiente por conta do enchimento do reservatório da Hidrelétrica de Porto Primavera. A ação tramita na 1ª Vara da Justiça Federal de Presidente Prudente. “O objetivo é mitigar e compensar os danos ambientais na região, em razão do enchimento do reservatório Porto Primavera”, explica Sanseverino.

O projeto elaborado sob a coordenação da Comissão da OAB SP contempla verbas para duas iniciativas. Uma trata da revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Anastácio, que corta 13 municípios e deságua no reservatório de Porto Primavera, a ser executada em parceria com a Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - Regional de Presidente Prudente). E outra, trata dos recursos para a constituição do Consórcio Organizacional de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), uma iniciativa do IDEAS (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ação Social de Presidente Prudente), cuja formação entre órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e iniciativa privada contará com a parceria da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Queremos inserir na comunidade do Oeste Paulista do Estado de São Paulo novos conceitos e paradigmas na recuperação ambiental, revitalização de mananciais, além da difusão de princípios que norteiam a gestão descentralizada, integrada e participativa dos recursos hídricos”, diz Sanseverino, assinalando que com a formação do reservatório de Porto Primavera novos problemas têm comprometido a principal atividade econômica da região, a agropecuária. Estudos confirmam a desestruturação de todo o sistema natural, como a elevação do lençol freático, mudanças nos ventos e alterações climáticas, que vem ocasionando, inclusive, aumento de fungos na agricultura, além de erosão e assoreamento.


________________

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Desembargador do TJ/AL não conhece HC e mantém prisão do advogado João Neto

19/4/2025

Conclave: Entenda como funciona a eleição de um novo Papa

21/4/2025

Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas

20/4/2025

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

União homoafetiva e aborto: O legado pastoral de Papa Francisco

21/4/2025

Artigos Mais Lidos

STF, pejotização e o silêncio imposto à Justiça do Trabalho: A quem interessa uma nação de trabalhadores sem direitos?

19/4/2025

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025