Do total, 11 desencadearam em transações penais, pagamento de cestas básicas e/ou multas e três foram arquivadas. Em todos os quatro jogos houve algum tipo de ocorrência.
Na partida mais recente, entre Equador e França, as infrações foram provocadas por torcedores de diferentes nacionalidades. Um torcedor uruguaio invadiu o Maracanã sem portar ingresso ou credencial, e foi detido pelos seguranças do estádio. Outro torcedor – um francês – foi denunciado pelo MP após ser detido por desacato a policiais. Um segundo torcedor francês teve que ser conduzido para as dependências do juizado depois de ter arremessado o próprio calçado no campo. Três torcedoras argentinas foram conduzidas à delegacia acusadas de portarem maconha. Por fim, foi registrada uma troca de agressões entre um torcedor do Equador e um brasileiro.
A partida entre Bélgica x Rússia foi a que registrou a menor quantidade de ocorrências: houve uma audiência porque o réu foi enquadrado por transportar drogas. O jogo entre Espanha x Chile computou o maior registro de audiências: foram seis, com crimes que variaram do descumprimento do Estatuto do Torcedor e cambismo. Além disso, foram proferidas seis decisões de conversão em prisão preventiva contra torcedores chilenos que usavam credenciais falsificadas da Fifa. E um dado importante: no episódio envolvendo os 87 chilenos que invadiram o Centro de Imprensa do Maracanã, o juiz de plantão – Alexandre Pimentel Cruz – determinou que eles fossem transferidos para a Cidade da Polícia com escolta da Polícia Federal. Na primeira partida da Copa realizada no Maracanã – Argentina x Bósnia – houve cinco encaminhamentos à Polícia Federal e um total de três audiências realizadas.
Aeroportos
No mês de junho, os juizados dos aeroportos do Rio registraram um total de 137 reclamações envolvendo cancelamentos e atrasos nos voos. No Aeroporto Santos Dumont, foram contabilizadas 57 reclamações por cancelamento e 33 atrasos. Já no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o juizado local registrou 26 atrasos e 21 cancelamentos.
Somando os dois juizados, foram anotadas 225 pedidos de orientação aos passageiros. O índice de acordos firmado entre companhias aéreas e clientes também foi considerável: entre os dias 5 e 23 deste mês, houve um total de 100% de acordos em 11 dias no Tom Jobim.
Já no Santos Dumont, o que chamou atenção foram os problemas no serviço de transporte de bagagem: houve 21 reclamações por extravio, 21 por defeito no serviço, sete casos de furto e oito relacionados a dano e violação.