O livro "Do contrato social – Princípios do Direito Político" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 4ª edição - 254p.), de J. J. Rousseu, com tradução de J. Cretella Jr. e Agnes Cretella, (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 254p.), é uma exposição de Direito Constitucional, Direito Político e Teoria do Direito.
"Existem duas versões Do contrato social. A primeira, que só foi publicada no final do século XIX, parece ter sido redigida por volta de 1758. Não se encontram nelas diferenças doutrinárias importantes. A primeira trata da "sociedade geral do gênero humano", que faz a ligação entre o Discurso e o Do contrato social. Este capítulo depois eliminado, deixa lugar, na versão definitiva, a uma polêmica contra as doutrinas adversas. No segundo livro, suprime a questão da soberania e refaz o capítulo sobre a religião civil, também muito polêmica na primeira versão. Numa parte posterior, introduz os capítulos sobre Política romana, para mostrar como funcionava 'um conselho de duzentos mil homens'". Os Tradutores
Sobre o autor :
Jean-Jaques Rousseau é um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
__________
Ganhadora :
Eloame Augusti, do analista judiciário do STJ, de Brasília
__________