Migalhas Quentes

Freiras de Cascavel/PR poderão usar hábito em foto de CNH

A peça de vestuário deverá cobrir apenas a parte de trás da cabeça, deixando livres as orelhas, e as religiosas deverão comprovar que fazem parte da Instituição que afirmam integrar.

21/5/2014

O Detran/PR deve permitir que todas as freiras católicas da região Cascavel/PR utilizem hábitos em foto para retirada e renovação de CNH. Decisão é da 3ª turma do TRF da 4ª região, que negou provimento a recurso da União.

A ação foi ajuizada pelo MPF para pleitear que as freiras pudessem utilizar a vestimenta religiosa nas fotos da carteira de habilitação. De acordo com o parquet, este impedimento afronta o direito fundamental à crença religiosa e "expõe indivíduos a situações constrangedoras, tendo em vista a importância da vestimenta para a formação da própria personalidade dos religiosos".

O juízo de 1ª instância considerou o pedido procedente e determinou que as religiosas tenham permissão para usar o hábito nas fotos da CNH. Ressaltou, no entanto, que a peça de vestuário deverá cobrir apenas a parte de trás da cabeça, deixando livres as orelhas, e que as religiosas deverão comprovar ao Detran/PR que fazem parte da Instituição que afirmam integrar.

A União e o Detran/PR apelaram contra a decisão no tribunal. Segundo o desembargador Fernando Quadros da Silva, relator, a CF garante a liberdade de crença, não podendo esta ser revogada por norma do Detran.

A respeito da resolução 192/06, legislação que prevê os requisitos para a fotografia na CNH, Silva observou: "a norma regulamentar tem como uma única finalidade garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do candidato ou condutor. Nesse caso, a utilização do hábito pelas religiosas não o impede".

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024