Em sua quinta ediçao, a obra trata da propriedade intelectual do ponto de vista das criações técnicas e estéticas e dos diversos sinais distintivos tutelados. Em seguida, analisa a lei de propriedade industrial de 1996, a lei de cultivares de 1997 e as leis do software e de direitos autorais de 1998.
O tema geral é retomado nos capítulos “O que é a propriedade intelectual?” e “O sistema de propriedade industrial brasileiro”. Temas específicos, como transgênicos, sinais distintivos da empresa, nome comercial e empresarial, atividade intelectual, patentes de segundo uso, atividade inventiva e importação paralela, reconstroem a proprieda de intelectual com uma visão crítica.
Nesta edição, destaca-se o capítulo XVI acerca do abuso de patentes,composto de três artigos publicados em obras esparsas e que, a meu ver,mereceram ser fixados de forma coerente. O arsenal legislativo da edição anterior foi revisado e acrescido do PCT — Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, da Resolução INPT n. 4/2013, que promulga o código de conduta e ética profissional do agente da propriedade industrial e da instrução normativa DNRC n. 15/2013, que dispõe sobre a formação do nome empresarial e sua proteção.
Sobre o autor:
Newton Silveira é formado em Direito pela USP. Mestre em Direito Civil e doutor em Direito pela mesma Universidade, onde ministra aulas de propriedade intelectual na pós-graduação.
É membro fundador da ATRIP e da ASPI, a qual presidiu entre 1991 e 1995. É diretor-geral do IBPI e membro da ABPI, além de estar ligado a diversas entidades internacionais, sendo vice-presidente do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão.
__________
Ganhadora :
Flavia Neves, advogada da Vivara, de SP
__________