Migalhas Quentes

Faleceu ontem aos 66 anos o deputado Ricardo Fiuza

x

13/12/2005


Faleceu ontem aos 66 anos o deputado Ricardo Fiuza

Fiuza exercia o oitavo mandato como deputado federal

 

Afastado da Câmara há mais de seis meses para tratar um câncer no pâncreas, o deputado Ricardo Fiuza morreu nesta segunda-feira (12/12), por volta de 15h, em sua casa, no bairro de Boa Viagem, em Recife/PE. Fiuza tinha 66 anos e exercia o oitavo mandato como deputado federal.

 

Ele foi relator do projeto do novo Código Civil (Lei 10406/02), que introduziu inovações como a redução da maioridade civil de 21 para 18 anos, a extensão da guarda dos filhos aos pais e a concessão de maior autonomia às mulheres chefes de família. O deputado também relatou, no ano passado, a medida provisória que deu status de ministro ao presidente do Banco Central.

 

Em 1993, Fiuza foi apontado pela CPI do Orçamento como um dos parlamentares que teriam participado do esquema de distribuição dos recursos orçamentários. A CPI recomendou a cassação do deputado, que depois foi absolvido pelo Plenário da Câmara.

 

No lugar de Fiuza, tomará posse na Câmara o suplente Salatiel Carvalho.

 

História

 

Nascido em Fortaleza, em 6 de setembro de 1939, o advogado e pecuarista chegou à Câmara dos Deputados pela extinta Arena, já representando o estado de Pernambuco. Depois passou pelo PDS, PFL, PPB e, atualmente, era vice-líder do PP, partido ao qual se filiou em 2003. Foi ainda ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Ação Social no Governo Fernando Collor.

 

Durante a Assembléia Nacional Constituinte, Fiuza, então parlamentar pelo PFL, ficou conhecido como um dos articuladores do "Centrão", grupo informal com cerca de 300 deputados conservadores que defendiam uma Constituição com texto mais "enxuto".

 

Enterro

 

O corpo de Ricardo Fiuza foi velado até a meia-noite de ontem na Assembléia Legislativa do Estado. O enterro está marcado para hoje, às 11h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana de Recife.

 

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024