Migalhas Quentes

Por excesso de tempo na prisão, libanês acusado de tráfico de drogas obtém HC

O julgamento do HC foi suspenso pelo STF para aguardar o trânsito em julgado da decisão proferida pelo STJ que anulou o processo em curso contra o réu.

9/10/2013

A 1ª turma do STF concedeu HC ao libanês Joseph Nour Eddine Nasrallah, preso sob acusação de ser um dos líderes de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. Os ministros deferiram a ordem tendo em vista o excesso de prazo para a prisão provisória, uma vez que ele está preso desde janeiro de 2007.

Condenado pela da 7ª vara Federal Criminal de SP, o libanês pedia a declaração de nulidade da ação penal. O julgamento do HC foi suspenso pelo STF para aguardar o trânsito em julgado da decisão proferida pelo STJ que anulou o processo em curso contra o réu.

O relator da ação, ministro Marco Aurélio, concedeu o pedido para determinar a expedição do alvará de soltura em razão do excesso de prazo da prisão. "O STJ, no exame de HC, anulou processo em trâmite na 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, mas deixou de implementar a consequência natural – a liberdade do paciente – ante o afastamento da preclusão maior do título condenatório em virtude da anulação, que seria o cumprimento da pena", avaliou o ministro, ressaltando que a preclusão ocorreu no dia 4/3/13.

Dessa forma, o relator ressaltou que o excesso de prazo está configurado, pois apesar de o STJ ter anulado o processo, o libanês continua sob a custódia do Estado. "A meu ver, o STJ deveria ter caminhado no sentido de tornar insubsistente a prisão ante a nulidade processual", afirmou.

O caso

A prisão do libanês teve grande repercussão em 2007, quando se tornou público o fato de que ele estava construindo uma mansão em Valinhos, na região de Campinas/SP, avaliada em cerca de R$ 40 milhões.

Fonte: STF

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

STJ mantém exclusão de limite de 150 salários-mínimos para honorários

19/12/2024

TJ/SP autoriza arbitramento de aluguel antes de partilha em divórcio

19/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024