Migalhas Quentes

OAB propõe rigidez e fiscalização da presença de membros do MP nas comarcas

O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, explica que ao cobrar a presença dos membros, a proposta busca o aprimoramento do controle sobre o funcionamento do MP.

26/9/2013

O Conselho Federal da OAB, por meio dos conselheiros representantes no CNMP, Walter Agra e Esdras Dantas, apresentaram na última segunda-feira, 23, proposta de resolução que altera o art. 3º da resolução 26/07 do CNMP. A referida norma disciplina o comparecimento diário dos membros do MP à comarca onde exercem seus cargos.

A proposta, no entanto, propõe alterar sua redação para obrigar os membros do MP a comparecerem de segunda a sexta-feira, durante todo o expediente forense à sede na seção judiciária onde exercem sua função. Estipula que esse comparecimento deve ser especialmente para o atendimento à comunidade, partes e advogados. Além de atribuir à corregedoria de cada MP que defina forma de fiscalização para o cumprimento das referidas obrigações.

O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, explica que ao cobrar a presença dos membros, a proposta busca o aprimoramento do controle sobre o funcionamento do MP. "A fiscalização é necessária e desejada pela sociedade que os remunera", afirma.

Segundo justificativa apresentada no documento, a revisão da norma não pretende estabelecer "ponto" para os membros do MP, mas "fazer com que, alguns poucos, em vários rincões, venham a ter assiduidade nos locais em que devem prestar o seu labor público, evitando o afastamento da população e dos operadores do direito".

Os conselheiros ainda ressaltam que tem que "se adotar medidas rígidas para que estes poucos que não prestam seu serviço como deveriam, venham o mais rápido possível a se adequar a esta obrigação funcional, sob pena de desprestigiar e desestimular a grande maioria dos membros do Ministério Público que laboram".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNMP - Resolução 26 - Regulamenta a residência na Comarca por parte dos membros do Ministério Público

9/1/2008

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Caixa é condenada a estornar valores transferidos após golpe no WhatsApp

2/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024