Migalhas Quentes

Sinthoresp denuncia Sindifast e empresas de fast food por redução de direitos trabalhistas

De acordo com o Sinthoresp, o conluio entre o Sindifast e as empresas de fast food evidencia-se e demonstra que "o surgimento da rede entidade sindical de fast food tem por objetivo real e concreto o aviltamento das condições de trabalho".

7/8/2013

O Sinthoresp encaminhou ao MPT denúncia contra o Sindifast - Sindicato dos Trabalhadores em empresas de refeições rápidas e outras 20 empresas de fast food por obtenção de lucros através da redução dos direitos trabalhistas de funcionários.

De acordo com o Sinthoresp, o conluio entre o Sindifast e as empresas de fast food evidencia-se e demonstra que "o surgimento da rede entidade sindical de fast food tem por objetivo real e concreto o aviltamento das condições de trabalho" de seus empregados. Os salários dos trabalhadores tiveram redução de mais de R$ 200, o adicional noturno caiu de 25% para 20% e as empresas foram desobrigadas de remunerar em dobro o trabalho aos domingos e feriados.

Segundo a denúncia, a relação do Sindifast com as empresas em fast food demonstra-se pela intervenção empresarial constatada nas atividades do sindicato. O texto ressalta, por exemplo, que o Sindifast atuou como assistente da rede de fast food McDonald's em ações que tramitaram na Justiça, a fim de evitar que a empresa fosse condenada ao pagamento das diferenças salariais decorrentes da aplicação de piso inferior ao dos trabalhadores em restaurantes.

O Sinthoresp alerta que, ao admitir as práticas ilegais das empresas em fast food e operar para legitimá-las, ao invés de atuar na defesa dos trabalhadores, o Sindifast torna-se coautor de tais atos.

Dessa forma, o Sinthoresp pediu ao MPT que apure o crime de desvio de finalidade que é praticado pelo Sindifast, ao desviar as contribuições descontadas dos trabalhadores para atuar contra estes, "deixando-os à mercê dos interesses empresariais e da própria diretoria do sindicato de fast food".

Por fim, o Sinthoresp pede ao MPT a necessária atenção a todos os fatos narrados na denúncia, "por se tratar de direitos de milhares de trabalhadores, que, abandonados até este momento pelo Poder Público, enxergam somente na representação sindical do Sinthoresp, a sua última esperança".

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Sinthoresp pode representar trabalhadores do Giraffas

26/7/2013
Migalhas Quentes

Sinthoresp pode representar funcionários de dois condomínios de SP

1/4/2013
Migalhas Quentes

Sinthoresp é legítimo representante dos trabalhadores do Viena Express

21/2/2013

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024