Migalhas Quentes

Comissão de Ética arquiva processo contra Afif por acúmulo de cargos

O cargo de vice-governador de SP não interfere no trabalho de Guilherme Afif como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, podendo haver o acúmulo de cargos.

30/7/2013

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivou, nesta segunda-feira, por unanimidade, o processo contra o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, pelo acúmulo do cargo de ministro com o de vice-governador de SP.

Para o presidente da comissão, ministro Américo Lacombe, não há irregularidade porque o cargo de vice-governador não interfere no trabalho de Afif como ministro.

"O problema é todo do estado de São Paulo. Para nós não há problema porque ele não exerce nenhuma função como vice-governador. Vice não tem função. O vice só trabalha se o titular delegar alguma função para ele. Como o governador de São Paulo não está delegando nenhuma função para ele, ele não está exercendo função nenhuma. Na verdade, ele só está exercendo a função de ministro de Estado", explicou Lacombe.

De acordo com a resolução 8/03 da Comissão, há conflito de interesses no exercício de atividade que "viole o princípio da integral dedicação pelo ocupante de cargo em comissão ou função de confiança, que exige a precedência das atribuições do cargo ou função pública sobre quaisquer outras atividades". Segundo Lacombe, o caso de Afif não se enquadra nessa situação.

Dois cargos

Afif tomou posse como ministro em 9/5, abdicando do salário de vice-governador. Após pedido de explicações feito pela comissão, ele entregou ao colegiado parecer da AGU, que apontou que só haveria impedimento para que Afif assumisse o ministério se tivesse que ocupar definitivamente o posto de governador de SP. Quando isso ocorrer, ele terá que ser exonerado do cargo de ministro para assumir o governo de SP e ser renomeado em seguida.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024