Migalhas Quentes

Comissão de Ética arquiva processo contra Afif por acúmulo de cargos

O cargo de vice-governador de SP não interfere no trabalho de Guilherme Afif como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, podendo haver o acúmulo de cargos.

30/7/2013

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivou, nesta segunda-feira, por unanimidade, o processo contra o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, pelo acúmulo do cargo de ministro com o de vice-governador de SP.

Para o presidente da comissão, ministro Américo Lacombe, não há irregularidade porque o cargo de vice-governador não interfere no trabalho de Afif como ministro.

"O problema é todo do estado de São Paulo. Para nós não há problema porque ele não exerce nenhuma função como vice-governador. Vice não tem função. O vice só trabalha se o titular delegar alguma função para ele. Como o governador de São Paulo não está delegando nenhuma função para ele, ele não está exercendo função nenhuma. Na verdade, ele só está exercendo a função de ministro de Estado", explicou Lacombe.

De acordo com a resolução 8/03 da Comissão, há conflito de interesses no exercício de atividade que "viole o princípio da integral dedicação pelo ocupante de cargo em comissão ou função de confiança, que exige a precedência das atribuições do cargo ou função pública sobre quaisquer outras atividades". Segundo Lacombe, o caso de Afif não se enquadra nessa situação.

Dois cargos

Afif tomou posse como ministro em 9/5, abdicando do salário de vice-governador. Após pedido de explicações feito pela comissão, ele entregou ao colegiado parecer da AGU, que apontou que só haveria impedimento para que Afif assumisse o ministério se tivesse que ocupar definitivamente o posto de governador de SP. Quando isso ocorrer, ele terá que ser exonerado do cargo de ministro para assumir o governo de SP e ser renomeado em seguida.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024