Migalhas Quentes

Ministro da Justiça fortalece comunicação com advogados em reunião com o presidente interino da Comissão Nacional de Prerrogativas

x

10/11/2005

 

Ministro da Justiça fortalece comunicação com advogados em reunião com o presidente interino da Comissão Nacional de Prerrogativas

 

O ministro Márcio Thomaz Bastos recebeu nesta segunda-feira o presidente interino da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Alberto Zacharias Toron. Durante a audiência oficial, Toron disse ao ministro que os advogados de todo o País enfrentam muita dificuldade quando o assunto é consultar inquéritos policiais na Polícia Federal, e pediu o fim do malsinado interfone, única forma de comunicação permitida entre o advogado e o preso na custódia da PF em São Paulo. Os advogados querem exercer o direito de conversar pessoalmente com os clientes, em local reservado, livre de eventuais escutas telefônicas. O tema das invasões truculentas de escritórios durante operações policiais também foi discutido.

 

Toron ainda revelou ao ministro Thomas Bastos a preocupação, não só dos advogados, mas de toda a sociedade, com o Projeto de Lei n.º 282/03, do senador Antônio Carlos Magalhães. Se aprovado pelo Congresso, acusados ficam obrigados a revelar a origem dos recursos destinados ao pagamento de honorários de advogados. Do contrário, só poderiam ser representados por defensores públicos. Ocorre que muitos acusados não têm como indicar a fonte, mas nem por isso deixam de ter o direito de contratar o advogado de sua confiança. Para a OAB, o conteúdo do Projeto sem dúvidas fere o Princípio Constitucional da Ampla Defesa.

 

O ministro escutou atento às reivindicações de Toron, garantindo-lhe a possibilidade de um efetivo canal direto de comunicação para prevenir acidentes, além de estudar os demais assuntos.

 

____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024