Migalhas Quentes

ALESP aprova PL que proíbe restrição a vale-refeição

Compete aos Estados legislar sobre assuntos referentes à produção e ao consumo, bem como responsabilidade por danos causados ao consumidor e proteção e defesa da saúde.

13/6/2013

A ALESP aprovou nesta quarta-feira, 12, o PL 393/12, que proíbe a estabelecimentos que aceitam vale-refeição de restringir o benefício a determinado dia, data ou horário. O projeto será encaminhado ao governador Geraldo Alckmin.

O deputado André Soares (DEM), autor do projeto, apontou que conforme o artigo 24, incisos V, VIII e XII, da CF/88, compete aos Estados legislar sobre assuntos referentes à produção e ao consumo, bem como responsabilidade por danos causados ao consumidor e proteção e defesa da saúde. "Assim, com base nas premissas aqui emitidas, também cabe ao Estado legislar sobre a matéria que ora se discute", afirmou.

Ele destacou que não são poucos os restaurantes que aceitam o vale e argumentou que é arbitrário estabelecer um tratamento desigual a consumidores que se encontram na mesma situação jurídica. Segundo ele, tal medida exclui indevidamente os trabalhadores que exercem seus ofícios no período noturno ou no sábado ou domingo.

De acordo com a proposta, o estabelecimento que violar o dispositivo fica sujeito à sanção administrativa, que vai de multa até cassação da licença, na forma estabelecida pelo CDC.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024