Migalhas Quentes

TJ/PB instala Justiça Virtual em Campina Grande

x

28/10/2005

 

TJ/PB instala Justiça Virtual em Campina Grande

 

O Juizado Virtual instalado ontem na sede do 2° Juizado Especial Cível, em Campina Grande, pelo presidente do TJ/PB, desembargador Júlio Aurélio, é o primeiro do país a ser desenvolvido e implantado num Juizado Estadual, visto que sistema semelhante só existe nos Juizados Federais. A solenidade de instalação foi prestigiada pelo prefeito Veneziano Vital do Rego, desembargadores, juízes, advogados, representantes do Ministério Público, entre outras autoridades.

 

O desembargador Júlio Aurélio disse que com a instalação do Juizado Especial Virtual os serviços judiciais irão ficar mais ágeis e eficientes. Segundo ele, com esse novo sistema o Tribunal de Justiça da Paraíba pretende proporcionar maior agilidade aos processos judiciais em curso nos juizados especiais de Campina Grande.

 

"O presidente do Tribunal de Justiça, com o auxílio dos demais membros da mesa diretora, coloca a Paraíba na vanguarda do processo de informatização dos Tribunais", afirmou durante a solenidade o juiz Antonio Silveira Neto, coordenador do Projudi. "É preciso pensar a informática como uma prioridade, pois é muito difícil operar mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida", disse o magistrado.

 

De acordo com o juiz, o processo judicial digital pode ser definido como um sistema de informática que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processuais realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital. Ele explicou que o funcionamento do Projudi é bastante simples e seguro. Os advogados e os cidadãos que desejem ingressar com alguma reclamação nos Juizados Especiais podem utilizar a internet ou se dirigir ao setor de atendimento dos juizados.

 

Nesta primeira fase de implantação do sistema serão cadastrados vinte advogados que farão um treinamento gratuito, oferecido pelo Tribunal de Justiça, para uso do programa. Esses advogados também avaliarão o sistema segundo as suas necessidades. Os advogados interessados em participar do curso poderão se inscrever na sede do Segundo Juizado Especial Cível de Campina Grande. Os 20 primeiros inscritos serão contemplados com o curso.

 

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado diz que não é "michê" após desembargadora pedir prova de renda

18/10/2024

Advogados celebram validação de autodeclaração de pobreza: "vitória histórica"

17/10/2024

Advogado diz em inicial que pode "anexar cheque" a juiz; MPF denuncia

17/10/2024

Moraes afasta vínculo de emprego e valida pejotização de analista de TI

17/10/2024

Estagiário realiza sustentação oral ao lado de sua mãe

17/10/2024

Artigos Mais Lidos

Direito à redução da jornada de trabalho para servidores públicos com TDAH

18/10/2024

Impactos da reforma tributária no planejamento patrimonial e sucessório: Adequações e oportunidades

17/10/2024

Validade jurídica da assinatura eletrônica

17/10/2024

Venda de imóvel em inventário sem alvará judicial: Resolução 571/24 do CNJ

19/10/2024

Distribuição desproporcional de dividendos e outro olhar sobre o PLP 108/24

18/10/2024