Migalhas Quentes

Lewandowski diz que recursos do mensalão podem ter novo relator

Regimento interno do Supremo STF permite a substituição do relator nos termos dos artigos 38.

3/5/2013

Diante dos pedidos das defesas de muitos réus do mensalão para que o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e relator da AP 470, não analise os recursos, o ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente da Corte e revisor do processo, preferiu não se pronunciar sobre a redistribuição dos embargos declaratórios para outro ministro, mas disse que é possível trocar o relator dos embargos infringentes. O regimento interno do Supremo permite a substituição do relator nos termos do artigo 38.

Para Lewandowski, a admissão dos embargos infringentes ainda não é unânime entre os ministros, pois houve mudança na legislação. "Mas superada essa questão do conhecimento desses embargos infringentes, aí haverá uma redistribuição dos autos ou uma distribuição originária dos autos. Será nomeado novo relator do caso", declarou o ministro.

Na petição dos embargos de declaração do ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos afirmou que "o artigo 71 do regimento interno deste egrégio STF dispõe que os embargos declaratórios serão relatados pelo ministro relator do processo principal. No entanto, esse mesmo diploma prevê, em seu artigo 75, que, ao assumir a presidência, o ministro deixa a relatoria dos feitos de sua atribuição, permanecendo apenas com aqueles 'em que tiver lançado o relatório ou aposto seu visto'".

Os advogados José Luis Oliveira Lima, Rodrigo Dall'Acqua e Ana Carolina Piovesana, representantes do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também defenderam a mudança do relator dos embargos de declaração. "Considerando que o Exmo. ministro relator Joaquim Barbosa assumiu a presidência desse egrégio STF, estes embargos de declaração devem ser redistribuídos para outro ministro, conforme interpretação dos artigos 38 e 75 do regimento interno dessa colenda Corte", avaliaram.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Réus do mensalão apresentam recursos contra acórdão

2/5/2013
Migalhas Quentes

Publicado acórdão do mensalão

22/4/2013
Migalhas Quentes

STF amplia prazo para recursos no mensalão

18/4/2013
Migalhas Quentes

Réus do mensalão podem recorrer de condenações

24/10/2012

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

CNJ investigará desembargador que negou prioridade a advogada gestante

30/6/2024

Artigos Mais Lidos

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024