Migalhas Quentes

Valor da causa em ação possessória deve corresponder a benefício pretendido pelo autor

Entendimento é da 3º turma do STJ.

3/4/2013

A 3ª turma do STJ decidiu que a fixação do valor da causa em ação de reintegração de posse, devido à extinção de contrato de comodato, deve corresponder ao benefício patrimonial pretendido pelo autor da ação.

No caso a Pirelli Pneus havia recebido um imóvel em pagamento de uma dívida e, posteriormente, firmou com o próprio recorrido contrato de comodato do bem por prazo indeterminado. Porém, ele não teria saído do imóvel, mesmo após ter sido notificado. Então a empresa ajuizou ação possessória contra o devedor.

Em 1ª instância, foi acolhida a impugnação ao valor da causa apresentada pelo recorrido, fixando-o em R$ 581 mil, valor do imóvel.

A Pirelli interpôs agravo de instrumentos sob a alegação que foi violado art. 259, V, do CPC, e sustentou que "a reintegração de posse tem como causa subjacente o contrato de comodato firmado entre as partes, o qual não tem conteúdo econômico imediato a ensejar a fixação do valor da causa com base no valor do bem". O agravo foi negado pelo TJ/MG que deu provimento para determinar a subida do REsp ao STJ.

Segundo a relatora do recurso no STJ, ministra Nancy Andrighi, "a recorrente não pretendeu ser imitida na posse do imóvel recebido por dação em pagamento, mas sim ser reintegrada na posse direta do bem". Por isso, concluiu que o valor do imóvel que foi dado em pagamento não deve ser utilizado como parâmetro para fixação do valor da causa.

O colegiado deu parcial provimento ao REsp sob o entendimento de que o “benefício patrimonial consubstancia-se no valor do aluguel que a recorrente estaria deixando de receber enquanto o recorrido permanece na posse do bem”. Assim, fixou-se o valor da causa correspondente a 12 meses de aluguel do imóvel.

Veja a íntegra da decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024