Migalhas Quentes

Leonardo Bandarra é inocentado da acusação de advocacia administrativa

Ex-procurador-geral do DF, ele era processado por tentar influenciar um promotor.

8/3/2013

Na quinta-feira, 7, a Corte Especial do TRF da 1ª região declarou inocente o ex-procurador-geral de justiça do DF, Leonardo Bandarra, acusado do crime de advocacia administrativa pelo MPF. Bandarra foi processado em 2011 por tentar influenciar um promotor do núcleo de ações penais militares a não investigar o ex-comandante geral da PM/DF, Antônio Cerqueira, denunciado por desvio de recurso público.

Segundo o TRF da 1ª região, as acusações ao ex-procurador-geral foram baseadas em 3 reuniões em que o promotor esteve presente dias antes de apresentar a denúncia. De acordo com o MPF, elas teriam sido realizadas com o objetivo de impedir a investigação.

O desembargador Federal Néviton Guedes, no entanto, considerou a acusação improcedente por considerar que “em nenhum momento houve dolo visando atingir o interesse privado do coronel”, o que caracterizaria o crime de advocacia administrativa segundo o art. 321 do CP: " Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário".

Fonte: TRF da 1ª região

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Após 5 anos sem decisão, advogado protocola petição com bolo

12/3/2025

Nova lei dispensa advogado de adiantar custas em cobrança de honorários

14/3/2025

CNJ aprova mudanças em resolução que prevê extinção de execuções fiscais

12/3/2025

STJ: Exame de DNA negativo não basta para excluir pai de registro

12/3/2025

STJ: Juiz pode exigir emenda da inicial em caso de litigância abusiva

13/3/2025

Artigos Mais Lidos

Lombalgia CID e aposentadoria: saiba quando a condição gera direito ao INSS

12/3/2025

Reforma tributária para médicos: Como a redução de 60% na alíquota impacta a sua tributação?

12/3/2025

Grupo econômico de fato e recuperação judicial. Procedimento a favor do devedor, credores ou preservação da empresa?

12/3/2025

Reforma tributária: Impactos e estratégias para holdings patrimoniais

12/3/2025

Possibilidade de penhora do bem de família vultuoso: Uma análise jurisprudencial

14/3/2025