Migalhas Quentes

Edital para concessão da operação do trem de alta velocidade apresenta novo modelo

Para advogada, nova proposta é mais aderente à prática internacional.

6/3/2013

O edital para a concessão da operação do trem de alta velocidade entre RJ, SP e Campinas foi publicado em 13/12/12. De acordo com a advogada Tatiana Matiello Cymbalista, da banca Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, trata-se de uma reformulação do modelo originalmente proposto, cuja principal característica é a segmentação entre as atividades de operação do sistema (o que está sendo licitado agora) e o projeto e construção da linha férrea de alta velocidade.

Para a causídica, que participou da modelagem do edital, o novo modelo é mais aderente à prática internacional, que costuma adotar duas licitações diferentes para as fases de projeto, construção e operação. “A tendência é segregar os riscos de construção e operação, ambos usualmente altos em projetos desse tipo de transporte ferroviário de passageiros”, afirma.

O novo edital contém várias outras alterações em relação à primeira licitação do TAV Brasil. As exigências relativas a transferência de tecnologia são mais precisas e orientadas aos pontos estratégicos de tecnologia de alta velocidade que o país pretende adquirir com a licitação. Também o critério de julgamento relaciona-se agora com o custo de determinados elementos da infraestrutura a ser construída e com o valor a ser pago ao governo pela concessionária. O edital contém novas exigências de pré-qualificação, notadamente associadas à segurança dos passageiros e ao tempo de operação das tecnologias propostas.

A advogada observa que o prazo para a elaboração e entrega das propostas estende-se até o dia 13 de agosto. “Estamos agora em um momento importante da licitação, não apenas de elaboração de propostas, mas também - e, sobretudo - de esclarecimentos ao edital, que podem ser solicitados até o dia 16 de abril. Trata-se de uma oportunidade para que os investidores solucionem suas dúvidas e adquiram as certezas necessárias para tomar a decisão de investir no projeto”.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024