Migalhas Quentes

Edital para concessão da operação do trem de alta velocidade apresenta novo modelo

Para advogada, nova proposta é mais aderente à prática internacional.

6/3/2013

O edital para a concessão da operação do trem de alta velocidade entre RJ, SP e Campinas foi publicado em 13/12/12. De acordo com a advogada Tatiana Matiello Cymbalista, da banca Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, trata-se de uma reformulação do modelo originalmente proposto, cuja principal característica é a segmentação entre as atividades de operação do sistema (o que está sendo licitado agora) e o projeto e construção da linha férrea de alta velocidade.

Para a causídica, que participou da modelagem do edital, o novo modelo é mais aderente à prática internacional, que costuma adotar duas licitações diferentes para as fases de projeto, construção e operação. “A tendência é segregar os riscos de construção e operação, ambos usualmente altos em projetos desse tipo de transporte ferroviário de passageiros”, afirma.

O novo edital contém várias outras alterações em relação à primeira licitação do TAV Brasil. As exigências relativas a transferência de tecnologia são mais precisas e orientadas aos pontos estratégicos de tecnologia de alta velocidade que o país pretende adquirir com a licitação. Também o critério de julgamento relaciona-se agora com o custo de determinados elementos da infraestrutura a ser construída e com o valor a ser pago ao governo pela concessionária. O edital contém novas exigências de pré-qualificação, notadamente associadas à segurança dos passageiros e ao tempo de operação das tecnologias propostas.

A advogada observa que o prazo para a elaboração e entrega das propostas estende-se até o dia 13 de agosto. “Estamos agora em um momento importante da licitação, não apenas de elaboração de propostas, mas também - e, sobretudo - de esclarecimentos ao edital, que podem ser solicitados até o dia 16 de abril. Trata-se de uma oportunidade para que os investidores solucionem suas dúvidas e adquiram as certezas necessárias para tomar a decisão de investir no projeto”.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Unimed deve devolver valores de reajustes abusivos de plano desde 2020

23/4/2025

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Artigos Mais Lidos

Nova regra para trabalho em feriados e domingos: O que muda para as empresas a partir de julho de 2025?

23/4/2025

Cobrança de dívida prescrita após decisão do STF: Como advogados podem atuar de forma estratégica e dentro da legalidade

23/4/2025

Prescrição e o novo marco securitário

23/4/2025

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025