A função social de transmitir educação, informação, solidariedade e segurança jurídica, até recentemente era dever exclusivo do Estado. A partir da abertura das fronteiras pela globalização, nos anos 90, surgiu a necessidade de que todos voltassem os olhos para o social.
O Estado brasileiro, por sua extensão territorial, muitas vezes não consegue estar presente em todos os locais para sua gestão, mostrando que é necessário rediscutir os modos de enfrentar os problemas decorrentes da pobreza e da marginalidade.
Esta obra está centrada nas práticas sociais, analisando as práticas desenvolvidas
O livro tem o objetivo de demonstrar novas alternativas para a sociedade reiventar a sua história, valorizando a cultuta de paz, de solidariedade e de Justiça social. É defendido também a ideia de um dia, o direito ser tão popular quanto o samba. Um direito tido como valor e como cultura, capaz de difundir e incorporar grupos informais, na condição de legítimos agregadores do interesse coletivo perante o Estado.
Sobre a autora :
Carmela Grüne é mestre em Direito pela Universidade Santa Cruz do Sul, UNISC. Diretora presidente do Jornal Estado de Direito/RS. Advogada.
__________
Ganhador :
Hely José de Oliveira Filho, advogado em Uberlândia/MG
__________
_________
_________