Migalhas Quentes

Chalréo preside a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ

Advogado dará continuidade a trabalho realizado na Comissão da Verdade da seccional.

11/1/2013

Marcelo Feijó Chalréo é o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ. O advogado, que era vice-presidente da mesma comissão na gestão de Wadih Damous, foi um dos incentivadores da criação da Comissão da Verdade no âmbito interno da entidade, para investigar o papel da Justiça Militar na ditadura.

Chalréo disse que, como presidente, pretende dar continuidade ao trabalho da sua antecessora, Margarida Pressburger, e equipe, apenas aprofundando alguns temas e aprimorando outros, de acordo com a direção da nova presidência da entidade, hoje a cargo do advogado Felipe Santa Cruz, filho do desaparecido político Fernando Santa Cruz.

Esta Comissão que colabora e trabalha em cooperação com a Comissão Nacional da Verdade já ouviu ex-presos políticos e os advogados que os defenderam na época e, sem a pretensão de construir um acervo para uso próprio ou de se sobrepor à CNV, pretende reunir relatos voltados ao papel de juízes e promotores da Justiça Militar nos julgamentos de presos políticos durante a ditadura.

As informações coletadas estão sendo repassadas à Brasília. "Nós estamos listando, no âmbito do Estado do Rio, os casos mais marcantes de abusos da Justiça Militar e organizando entrevistas para nos informar detalhadamente a respeito", explicou Marcelo Chalréo.

Outra linha de ação da Comissão da Verdade da OAB/RJ é a campanha pelo tombamento dos centros de tortura, que seriam transformados em centros da memória. As ações prioritárias são no DOI-Codi, que funcionava no quartel da Polícia do Exército da Rua Barão de Mesquita, Tijuca; na sede do antigo Dops, na rua da Relação, na Lapa; e na Casa da Morte, em Petrópolis.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024