Migalhas Quentes

Ecad obtém certificação do IBOPE para critérios de amostragem de músicas nas rádios brasileiras

IBOPE avaliou e certificou a metodologia aplicada no processo de definição das amostras regionais

20/12/2012

O ECAD recebeu a certificação do IBOPE para sua metodologia de amostragem de rádios AM e FM. A amostragem contabiliza a quantidade de execuções musicais dentre as rádios adimplentes com o pagamento do direito autoral, com o intuito de possibilitar a justa remuneração aos artistas que têm suas músicas tocadas nesse meio.

O IBOPE avaliou e certificou a metodologia aplicada no processo de definição das amostras regionais, seleção das rádios e definição da amostra de 200.000 execuções musicais por trimestre utilizada para pagamento dos direitos autorais das execuções musicais no segmento de rádio.

O ECAD procurou o IBOPE Inteligência para que fosse avaliada, do ponto de vista estatístico, a metodologia de seleção da amostra do segmento de rádio, visando à obtenção de uma amostra que representasse o universo das músicas tocadas nas rádios brasileiras. O IBOPE constatou que a amostra captada pelo ECAD já era suficientemente robusta, apresentando um percentual de erro bastante baixo, de 0,2 ponto percentual”, explica Mario Sergio Campos, gerente executivo de Distribuição do Ecad.

Considerando a enorme quantidade e diversidade de emissoras de rádio AM e FM pelo Brasil, o ECAD utiliza o critério da amostragem estatística das execuções musicais para distribuir para artistas e músicos os valores arrecadados das rádios adimplentes. Este critério é comumente utilizado nos demais países e só considera as emissoras adimplentes, isto é, as que pagam direitos autorais.

Para realizar a distribuição trimestral do segmento de rádio é utilizada uma amostra de 200.000 execuções provenientes das rádios adimplentes de todo Brasil. As músicas que compõem essa amostra são captadas em gravações realizadas pelas próprias unidades do ECAD através de sistema próprio que realiza a captação direta da programação e identificação automática das músicas executadas, além de planilhas de programação musical enviadas pelas próprias emissoras de rádio, em especial as do interior.

A amostra é desmembrada considerando as cinco regiões geográficas do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Isto significa que o valor total arrecadado das emissoras de rádio de determinada região é dividido pelo total de obras captadas nas programações das rádios adimplentes desta mesma região. Ao todo, são aproximadamente 3.000 emissoras, das quais 1.000 têm suas grades analisadas a cada trimestre.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado diz que não é "michê" após desembargadora pedir prova de renda

18/10/2024

Advogados celebram validação de autodeclaração de pobreza: "vitória histórica"

17/10/2024

Advogado diz em inicial que pode "anexar cheque" a juiz; MPF denuncia

17/10/2024

Moraes afasta vínculo de emprego e valida pejotização de analista de TI

17/10/2024

Estagiário realiza sustentação oral ao lado de sua mãe

17/10/2024

Artigos Mais Lidos

Direito à redução da jornada de trabalho para servidores públicos com TDAH

18/10/2024

Impactos da reforma tributária no planejamento patrimonial e sucessório: Adequações e oportunidades

17/10/2024

Validade jurídica da assinatura eletrônica

17/10/2024

Venda de imóvel em inventário sem alvará judicial: Resolução 571/24 do CNJ

19/10/2024

Distribuição desproporcional de dividendos e outro olhar sobre o PLP 108/24

18/10/2024