Por ser um imóvel tombado, os projetos de reforma do prédio e edificação do anexo, também custeadas pelo Conselho Federal, precisam da aprovação de orgãos governamentais (Conpresp, Condephaat, Sehab, Spurbanismo, Bombeiros e Contru) e tudo está sendo providenciado. O térreo já passou por reformas e abrigará lojas e auditório.
“Em 1955, a OAB SP tinha apenas 2.263 advogados inscritos e o prédio-sede da Sé tinha espaço de sobra para atender os advogados. Hoje, com 320 mil advogados inscritos, a infraestrutura física da Ordem ficou saturada e não há como expandir os serviços e o atendimento aos advogados e estagiários”, explica Luiz Flávio Borges D’Urso.
Para o presidente eleito da OAB/SP e atual vice-presidente, Marcos da Costa, a Ordem hoje tem novas necessidades que poderão ser contempladas com a nova sede, que vem passando por reformas e contará com novo auditório, salas de reunião, área de convivência e garagem. “Espero ao final de minha gestão (2015) estarmos ocupando as novas dependências e atendendo as reais necessidades da advocacia paulista, que cresceu exponencialmente”, disse.
Participam da festa de pré-inauguração o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante; as diretorias atuais da OAB SP e CAASP e também as eleitas para o triênio 2013/2015 e todo Conselho Seccional da OAB/SP.
Atualmente, a sede da OAB/SP fica na Praça da Sé, 385, no prédio que leva o nome do jurista Goffredo da Silva Telles Júnior, inaugurado em 1955.
__________