"O ensaio "Auditoria Jurídica para a Sociedade Líquida Brasileira", foi refletido, meditado e escrito para ser publicado para a Revista do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Com efeito, ele foi na Revista nº 29 (julho a dezembro/2012).
Insatisfeito com os rumos que a advocacia pátria está navegando, a meu ver, em confronto com seus verdadeiros propósitos, finalidades e, sobretudo, seu destino, porque voltada, de modo preponderante ao pensamento único, (Claude Hagege), o texto veio a lume bilíngue, para sua dispersão internacional. A temática fascina nossos confrades argentinos, daí, homenageando-os, por esta via, eu os reverencio.
Sua construção tentou ser fiel à via ideológica traçada por Emmanuel Levinas, com a inspiração contextual de Baumann, à qual me perfilo, para, indo ao âmago, questionar se a auditoria jurídica pode ser entendida como um apêndice ou como entidade autônoma (do ser/ agir do advogado) e "esgota as possibilidades do pensamento" na sua prática profissional. Quiçá seja pensamento da correlação de Levinas (em É'thique comme philosophie première), ou de atração, como sugiro". O autor
Sobre o autor :
Jayme Vita Roso é graduado pela Faculdade de Direito da USP. Além de especialista em leis antitruste e consultor jurídico de grandes empresas, é ecologista reconhecido e premiado, especializado em auditoria jurídica, ex-conselheiro da OAB/SP, mestre em Bioética, Cidadania e Ambiente pela UNISAL e autor de diversos livros.
__________
Ganhadores :
Ivan Carlos Olescki, do Grupo JCR, de Curitiba/PR
Renan Carlos Antunes, de Itabirito/MG
__________