Migalhas Quentes

Márcio Thomaz Bastos defende reforma política e debate contra crise em conferência

x

27/9/2005

 

Márcio Thomaz Bastos defende reforma política e debate contra crise em conferência

 

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, defendeu ontem, na abertura da XIX Conferência Nacional dos Advogados, uma reforma política urgente e classificou como fundamental a importância dos debates promovidos pela OAB neste momento de crise política. Ao discursar em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Thomaz Bastos fez um discurso institucional, focado na atuação do Poder Judiciário, e destacou a importância de os advogados discutirem livremente, criando condições para um debate sobre a crise do presente e dos erros já cometidos.

 

“É fundamental que os advogados criem as condições para o debate dos ajustes que precisam ser feitos e, principalmente, que seja um debate com farol alto, olhando para o futuro, a fim de que possamos construir um Brasil de instituições fortes, livres e democráticas, ou seja, construir um Estado de Direito Democrático”.

 

Thomaz Bastos considerou a crise que atinge o país séria, importante e acrescentou que ela tem que ser “resolvida, metabolizada e digerida” por instituições sólidas, como a OAB e o Ministério Público. E disse que é exatamente para contribuir no combate dessa crise política que essas instituições têm que ser fortes, acreditadas e respeitadas pela população.

 

O ministro defendeu a aprovação de duas reformas, uma infra-constitucinal – que dê prosseguimento à reforma do Judiciário, já aprovada – e uma política, para ajudar a reduzir denúncias de corrupção como as atuais, sob exame sucessivo pelas CPIs, Polícia Federal, pela imprensa e Ministério Público. “Mas a reforma política por si só e por melhor que seja não resolverá a corrupção. O que resolverá a corrupção, se é que a questão da corrupção se resolve definitivamente, é a criação de novas culturas e novas instituições”.

 

Thomaz Bastos, que também é membro honorário vitalício da OAB (tendo presidido o Conselho Federal da OAB de 1987 a 1989), participou da primeira Conferência realizada na história da entidade, em 1958 no Rio de Janeiro. O ministro destacou a importância da entidade máxima da advocacia, parabenizou a escolha do jurista Fábio Konder Comparato para receber a medalha Ruy Barbosa e elogiou a atuação da OAB durante os doze anos de luta pela aprovação da Reforma do Judiciário (Emenda Constitucional nº 45).

 

A XIX Conferência Nacional dos Advogados tem como tema principal “República, Poder e Cidadania” e acontece até a próxima quinta-feira (29) no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis.

 

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024