Migalhas Quentes

Mérito (!?!) do HC impetrado em favor de chimpanzé sai até amanhã

Promotores alegam que chimpanzé sofre maus-tratos por permanecer sozinha em jaula desde morte do companheiro.

26/9/2005

Até amanhã será conhecido o resultado do HC impetrado em favor da chimpanzé "Suíça", na 9ª Vara Crime de Salvador, pelos promotores públicos do Meio Ambiente Heron José de Santana e Luciano Rocha Santana e mais 19 pessoas, dentre as quais professores e estudantes de Direito, que desejam a transferência do animal para o santuário dos Grandes Primatas, em Sorocaba/SP.

 

 

Os responsáveis pelo pedido alegam que a chimpanzé está enjaulada sozinha desde que o seu companheiro "Geron" morreu, vítima de câncer, e que isto é uma forma de mau-trato. Argumentam que, no santuário, "Suíça" viveria com outros animais da sua espécie e com mais liberdade.

 

Garantem também que a ciência já comprovou que os chimpanzés, orangotangos e gorilas têm semelhança genética com os seres humanos e que, por esse motivo, não devem ser mantidos em jaulas.

 

O juiz Edmundo Lúcio da Cruz, substituto da 9ª Vara Crime, afirmou que, durante seus 23 anos como magistrado, foi a primeira vez que recebeu um pedido de habeas corpus para um animal, daí ter preferido apurar melhor o caso. "A matéria necessita de um estudo mais minucioso", afirma, acrescentando que solicitou ao Zoológico de Salvador informações sobre o estado da chimpanzé e se o Zôo tem condições de mantê-la.

 

Esclareceu ainda que o Zoológico ganhou um prazo de 72horas para fornecer os dados à 9ª Vara Crime, assegurando que vai pesquisar sobre as condições do santuário Grandes Primatas, para onde querem transferir a macaca. "Soube que o local não é ideal e, para não dar uma decisão que acabe prejudicando o animal, prefiro conhecer mais sobre o santuário", analisa. O santuário já disponibilizou transporte para a chimpanzé, caso o habeas corpus seja deferido.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Chimpanzé Suíça morre enquanto aguardava decisão da Justiça sobre HC

28/9/2005

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024