Migalhas Quentes

Novo corregedor do CNJ manterá linha de atuação de Calmon

"Temos que tirar as maçãs podres que existem no Judiciário", afirmou Francisco Falcão.

6/9/2012

O ministro do STJ Francisco Falcão, que assumiu na manhã de hoje, 6, o cargo de corregedor nacional do CNJ, promete manter a linha de atuação de sua antecessora, a ministra Eliana Calmon, que encerrou o mandato no posto ontem, 5.

Para Falcão, as funções desempenhadas pelo conselho são irreversíveis e o "estilo" de Calmon, embora diferente do seu, deu certo. "Meu trabalho será todo direcionado a resgatar e manter a boa imagem do Poder Judiciário. Temos que tirar as maçãs podres, que infelizmente, existem no Poder Judiciário, os maus juízes que não trabalham e aqueles que se desviam do comportamento ético e moral", disse Falcão antes da cerimônia de posse.

Perguntado se assim como sua antecessora, não evitará polêmicas, Falcão destacou ter um estilo mais conciliador. "O trabalho da ministra Eliana Calmon será mantido integralmente, mas de forma diferente, porque cada um tem seu estilo. Vou procurar trabalhar em harmonia com as instituições, com o STF, que está acima do conselho. Evidentemente que esta parceria não tirará a independência do corregedor", disse Falcão, que já havia dito pretender cumprir sua "missão" com humildade e discrição.

"Quem estiver pensando que a saída da ministra Eliana Calmon vai modificar algo está completamente enganado", concluiu o ministro, ao ser perguntado sobre a continuidade das investigações das denúncias de evolução suspeita do patrimônio de servidores da Justiça.

Falcão garantiu que não vai quebrar o sigilo de magistrados sem autorizações judiciais e apontou a necessidade de que os salários dos servidores sejam corrigidos, pois, segundo ele, estão defasados.

Nascido em Recife, Francisco Cândido de Melo Falcão Neto, de 60 anos, é ministro do STJ desde junho de 1999. Foi corregedor-geral da JF entre 2009 e 2011 e presidente do TRF da 5ª região entre 1997 e 1999. Ficará no cargo de corregedor nacional de Justiça pelos próximos dois anos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Francisco Falcão assume Corregedoria Nacional de Justiça nesta quinta-feira

5/9/2012
Migalhas Quentes

Francisco Falcão é nomeado para corregedoria do CNJ

16/8/2012

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024