Migalhas Quentes

Tecnologia da informação é caminho para profissionalização de escritórios de advocacia

Softwares ajudam a solucionar questões referentes à gestão de escritórios.

12/7/2012

A necessidade de profissionalização dos escritórios de advocacia em meio a um mercado competitivo se depara com um elemento estrutural a ser modificado : a deficiência de gestão. Especialistas afirmam que cerca de 10 mil firmas de advocacia no Brasil de pequeno e médio porte ainda trabalham exclusivamente com planilhas do Excel e necessitam profissionalizar a gestão administrativa com o objetivo de tornar o negócio mais rentável. Nesse processo, os principais objetivos passam pela necessidade de maior controle de custos, fortalecimento de marca institucional e foco em diferenciais competitivos. A busca por profissionalização, no entanto, esbarra em um obstáculo : o desconhecimento sobre ferramentas gerenciais ofertadas no mercado.

O aumento de investimento em Tecnologia da Informação em empresas de diversos segmentos aponta justamente para a utilização da tecnologia como caminho para maior produtividade e economia nos negócios. Para o Dr. João Café, que participa de uma pesquisa sobre deficiência de gestão nos escritórios no CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, o foco nas atividades jurídicas desvia a atenção dos advogados para a necessidade do planejamento e da eficiência organizacional dos escritórios. "Os ganhos de produtividade e organização obtidos com a profissionalização tendem a proporcionar melhoria no atendimento ao cliente, a redução dos custos operacionais e tributários, aumento do campo de atuação da sociedade e, consequentemente, aumento nos ganhos dos profissionais envolvidos", afirma.

Departamento jurídico

Apesar da profissionalização dos escritórios ainda estar em processo de modificação, grandes empresas de diferentes áreas também acompanham o período e buscam a modernização do departamento jurídico das firmas. É o caso da Cowan, construtora e mineradora com escritórios em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que adotou há um ano o software ADVWin, para sistematizar a gestão e facilitar a integração entre diferentes áreas. De acordo com o assessor jurídico da construtora, dr. Guilherme Machado, a implantação do software colaborou para a melhoria na organização dos processos pertinentes às empresas do grupo. "Os advogados de cada área alimentam o sistema com as definições dos processos judiciais e administrativos, colaborando para a formação de uma base de dados e reunindo informações para os advogados. O software também auxilia a gerar relatórios para a administração da empresa sobre número de processos, valores envolvidos e contingenciamento contábil. Por fim, ele colabora com a gestão da informação como um todo", afirma.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Por fluxo de valores recebidos, juíza valida empréstimos contestados

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025