Migalhas Quentes

OAB/SP debate criação de projeto "advogado amigo da criança"

Projeto consiste no auxílio por parte do advogado na regulamentação de abrigos de acolhimento de menores.

11/5/2012

A OAB/SP debateu a criação do projeto "advogado amigo da criança" no último dia 3, em visita da Frente Parlamentar de Adoção e Pró-Convivência Familiar ao presidente da seccional, Luiz Flávio Borges D’Urso.

O projeto consiste no auxílio por parte do advogado na regulamentação de abrigos de acolhimento de crianças e no apadrinhamento afetivo do menor, levando-o para passear, para a escola e possível emprego.

O presidente da Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB/SP, Antonio Carlos Berlini, observou que há de 50 a 80 mil crianças institucionalizadas em abrigos públicos e privados, que totalizam cerca de 240 instituições na capital com serviços de acolhimento. "Hoje há muitas entidades sem acesso a verbas porque não estão legalmente constituídas", afirmou. "Entendo que o advogado voluntário poderia ajudar a entidade nessas questões burocráticas", comentou D'Urso.

Para o conselheiro e ex-presidente da Comissão de Direito à Adoção da OAB/SP, Eli Alves da Silva, essa iniciativa poderia ser capilarizada para todo o Estado, uma vez que a Ordem tem 224 subsecções e, em grande parte delas, há uma comissão de adoção similar à da seccional. Eli ainda ressaltou que é necessário ter um foco prático, viabilizando que os jovens egressos de abrigos ingressem em empresas da localidade, inclusive escritórios de advocacia, como menores aprendizes.

Advogados e parlamentares comentaram sobre as dificuldades que cercam a adoção no Brasil, porque os interessados em adotar procuram crianças brancas de 2 a 3 anos. As crianças mais velhas, com irmãos, são mais difíceis de serem adotadas. No encontro, também ressaltou-se a necessidade de se propiciar a capacitação profissional aos adolescentes, que ficam totalmente despreparados para enfrentar a vida sem orientação quando deixam os abrigos ao atingirem a maioridade.

Para comemorar o Dia Nacional da Adoção (25 de maio) será realizado, no próximo dia 23, um grande evento para debater a adoção, aproveitando a ocasião da Semana Estadual de Adoção, instituída pela lei 14.464/11.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024

Os impressionantes números do registro civil das pessoas naturais e a erradicação do sub-registro

25/9/2024