Justiça do Trabalho
TST admite terceirização de call center da Oi
No caso julgado no dia 19/10, pela 7ª turma, a atendente, contratada pela Contax, prestou serviços exclusivamente à Oi. O TRT da 3ª região reconheceu o vínculo de emprego direto com a tomadora de serviço por entender que as atividades da atendente – o esclarecimento de dúvidas, a venda de serviços e a prestação de informações a seus clientes na área de telefonia – têm relação direta com as metas da Oi e com sua dinâmica produtiva.
Ao recorrer ao TST, as empresas alegaram que a decisão do TRT/MG contrariou diversos dispositivos constitucionais e a própria Súmula 331 do TST. O recurso sustentou ser "claramente válida" a terceirização dos serviços de call center e ressaltou que não havia subordinação jurídica entre a atendente e a Oi. Finalmente, argumentou que o STF decidiu, em caráter liminar, pela constitucionalidade do artigo 94, inciso II, da Lei nº 9.472/97 (clique aqui), e que a decisão regional, ao afastar a aplicação desse dispositivo sem prévia declaração de sua inconstitucionalidade, seria contrária à Súmula Vinculante nº 10 do STF.
Legalidade
Em sua análise do mérito do recurso, o ministro Ives Gandra Filho afirmou que, embora o objetivo da audiência pública tenha sido a obtenção de dados técnicos para melhor compreensão do fenômeno da terceirização e seus desdobramentos na vida do trabalhador, todos os expositores "acabaram por se situar a favor ou contra o próprio fenômeno, canonizando-o ou anatematizando-o". Sintetizando as diversas discussões, o ministro assinalou haver dois tipos de terceirização: a prestação de bens e serviços e o fornecimento de mão de obra. E concluiu que o caso dos call centers se enquadra no primeiro, sendo lícita, portanto, a terceirização.
Para o relator, o fato de uma empresa desenvolver atividade vinculada ao serviço telefônico "não é o bastante para que sua finalidade precípua abarque o serviço especializado de atendimento", que existe também em empresas com atividades econômicas totalmente diversas. "Assim, o serviço de call center, que não se confunde com a efetiva oferta de telecomunicação, somente pode ser entendido como atividade meio da concessionária de telefonia, da mesma forma como na estrutura funcional de qualquer outra empresa que dele se utilize, à exceção da própria empresa especializada" – no caso, a Contax.
A conclusão considera também que, no caso julgado, o acórdão regional não demonstra que havia subordinação jurídica da atendente em relação à Oi, e que a sentença de primeiro grau indeferiu o pedido de reconhecimento de vínculo com a tomadora de serviço. Por unanimidade, a Turma deu provimento ao recurso e excluiu da condenação imposta à telefônica as parcelas e benefícios devidos exclusivamente aos seus empregados, restabelecendo a sentença nesse ponto.
A causa foi patrocinada pelo escritório Décio Freire e Associados.
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Processo relacionado: RR 510-89.2010.5.03.0022 - clique aqui.
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