Cultura jurídica
D'Urso tomará posse na Academia Paulista de Direito
Nascido na capital paulista em 1960, D'Urso está em sua terceira gestão à frente da seccional paulista da OAB (gestões 2004-2006, 2007-2009 e 20010-2012). O advogado criminalista graduou-se em 1982, pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, é mestre e doutor em Direito Penal pela USP, e fez pós-doutorado na área criminal na Faculdade de Direito Castilla-La Mancha, na Espanha. É professor honoris causa da Faculdade de Direito da FMU, tendo lecionado também nas Faculdades Franciscanas e na Faculdade de Direito da USP.
D'Urso também foi presidente da Acrimesp - Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo, presidente e fundador da ABDCRIM - Academia Brasileira de Direito Criminal, presidente da ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas e presidiu também o Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária de SP.
A Academia Paulista de Direito tem como missão reunir os operadores do direito – advogados, delegados de Polícia, juízes, membros do MP, procuradores do Estado – para promover o desenvolvimento da alta cultura jurídica e o reconhecimento dos seus valores. Entre seus acadêmicos, estão juristas e magistrados como Ives Gandra da Silva Martins, Arnoldo Wald e Alvaro Vilaça de Azevedo, Pedro Paulo Teixeira Manus, José Renato Nalini, Diva Malerbi, entre outros.
O patrono de D'Urso, Paulo Barbosa de Campos Filho, foi desembargador do TJ/SP, onde aposentou-se em 1962. Também foi advogado militante, diretor do Departamento Jurídico de SP, procurador fiscal, catedrático em Direito Civil na Faculdade de Direito da USP e o 15º presidente do Instituto dos Advogados de SP.
Sua extensa carreira incluiu até mesmo uma passagem como prefeito de SP, de 1º a 15 de fevereiro de 1938, tendo sido a 20º pessoa a assumir o cargo. Foi autor de várias obras jurídicas importantes, boa parte delas nas áreas cível e tributária, como a respeito do Jóquei Clube de São Paulo e o fisco municipal, imunidade tributária, obrigações de pagamento em dinheiro, impostos e taxas relativos a imóveis e Código Civil brasileiro. Paulo Barbosa de Campos Filho morreu em 1983, e em 1984, deu nome à Praça Desembargador Barbosa de Campos Filho, na região do Butantã.
__________
__________