Migalhas Quentes

OAB/SP - D´Urso elogia projeto que combate alcoolismo entre jovens

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, elogiou a iniciativa do governo do Estado em enviar à Assembleia Legislativa Projeto de Lei aumentando a fiscalização e as sanções para quem vende bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e lembrou que a OAB SP lançou, em 2010, a Campanha Contra o Uso Abusivo de Álcool pelos Jovens.

4/8/2011


Álcool

OAB/SP - D'Urso elogia projeto que combate alcoolismo entre jovens

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, elogiou a iniciativa do governo do Estado em enviar à Assembleia Legislativa PL aumentando a fiscalização e as sanções para quem vende bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e lembrou que a OAB/SP lançou, em 2010, a Campanha Contra o Uso Abusivo de Álcool pelos Jovens.

"O alcoolismo entre os jovens é um problema preocupante para o qual a sociedade ainda não deu a devida atenção. Dados do 1º Levantamento Domiciliar Sobre o Uso de Drogas psicotrópicas no Brasil apontam quase 49% dos jovens entre 12 e 17 anos já beberam. Esse número chega a mais de 73% entre 18 e 14 anos. Outro estudo do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas, da Secretaria de Estado de Saúde de SP, mostram que 40% dos adolescentes que procuram ajuda para deixar o alcoolismo tiveram o primeiro contato com a bebida antes dos 11 anos. Isso é inconcebível e, por isso, apoiamos o projeto do governador Geraldo Alckmin", explicou D’Urso.

O projeto, que conta com o apoio do MP/SP e representantes dos bares, supermercados e restaurantes, ainda prevê ações para tratamento e educação sobre o consumo indevido de álcool por menores de idade nos estabelecimentos comerciais do Estado, além de prever a abertura de clínicas.

Estabelecimentos comerciais que forem flagrados vendendo bebidas alcoólicas ou permitindo que menores de 18 anos bebam no local, estarão sujeitos a multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS.

O conselheiro Cid Vieira de Souza, que preside a Comissão de Estudos sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da OAB/SP ressalta que o projeto é importante porque define sanções legais contra aqueles estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas a adolescentes. "Há muita tolerância, que, somente com o peso da multa e outras medidas impeditivas, pode acabar", comenta Cid.

______________

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados

12/12/2024

Juiz nega pedido de desistência feito 28 minutos antes da sentença

12/12/2024

STF tem quatro votos pelo policiamento preventivo por guarda municipal

12/12/2024

Câmara aprova novo prazo para regularização de armas de fogo

12/12/2024

Artigos Mais Lidos

Aplicação da lei 14.905/24: TST uniformiza correção monetária na Justiça do Trabalho

12/12/2024

A lei Federal do mercado regulado de carbono: breves comentários

12/12/2024

Adriane Galisteu e Ayrton Senna tinham uma união estável?

12/12/2024

O sentido da vida é fazer sentido a outras vidas?

13/12/2024

Tema 863 STF: O entendimento do STF quanto a limitação dos patamares da multa punitiva qualificada

13/12/2024