Migalhas Quentes

TJ/MG autoriza antecipação de parto de feto anencéfalo

A juíza da 2ª Vara Cível de Ipatinga, Maria Aparecida Oliveira Grossi Andrade, autorizou a antecipação terapêutica do parto de um feto anencéfalo. A magistrada determinou que a cirurgia deverá ser realizada por médico devidamente habilitado, em hospital indicado pela gestante.

22/7/2011


Feto anencéfalo

TJ/MG autoriza antecipação de parto de feto anencéfalo

A juíza da 2ª vara Cível de Ipatinga, Maria Aparecida Oliveira Grossi Andrade, autorizou a antecipação terapêutica do parto de um feto anencéfalo. A magistrada determinou que a cirurgia deverá ser realizada por médico devidamente habilitado, em hospital indicado pela gestante.

"Não há o que se fazer para tornar viável a vida do feto, portanto, a antecipação do parto deve ser entendida como um procedimento terapêutico para resguardar e proteger a dignidade e a integridade física e mental da mulher", ponderou a magistrada.

O pedido de interrupção da gravidez foi feito pela gestante e seu marido. De acordo com exames de ultrassonografia e relatórios médicos, "por ser portador de anencefalia, o feto não tem condições de vida extrauterina, tratando-se de gestação com alto risco de vida para a gestante".

A magistrada disse que a interrupção da gestação não tem "nenhuma correlação" com o aborto. "Não seria correto qualificar como crime de aborto a interrupção da gestação de um feto sem viabilidade de vida. Por isso emprega-se o termo antecipação terapêutica de parto para os procedimentos que apenas antecipam o parto do feto, sem possibilidade de sobrevida extra-uterina", explicou.

Observou que o aborto é autorizado em casos de risco de vida para a mulher e em casos de gravidez resultante de estupro, previsões legais do CP de dezembro de 1940 (clique aqui), uma "época em que o desenvolvimento da medicina não possibilitava a realização do diagnóstico pré-natal com a segurança de hoje". A magistrada observa que a medicina hoje é capaz de diagnosticar a má-formação fetal, "cujos efeitos são inafastáveis, sendo absolutamente inviável e desumano o prolongamento da gestação". E, discorrendo sobre a importância da adaptação do ordenamento jurídico à vida moderna, a juíza observou que o direito é "uma ciência dinâmica, que deve se adequar à realidade".

Maria Aparecida Grossi mencionou doutrinas e teses em que o entendimento é de que "a permanência do feto anômalo no útero da mãe é potencialmente perigosa, podendo gerar danos à saúde da gestante e até perigo de vida, em razão do alto índice de óbitos intrauterinos de fetos anencéfalos". Além disso, citou jurisprudência do TJ/MG, indicando a interrupção da gravidez até como "medida de prevenção profilática", quando há "constatação médica de inviabilidade de vida pós-parto, dada a ausência de calota craniana no feto – anencefalia".

"A manifestação favorável do Estado-Juiz para a realização do procedimento médico pretendido no caso vertente, traduz, acima de tudo, o respeito à dignidade humana", finalizou a juíza.

Essa decisão está sujeita a recurso.

Clique aqui e confira a íntegra da decisão.

______________
_______

Leia mais - Notícias

  • 13/9/10 - TJ/MG autoriza interrupção de gravidez de feto anencéfalo - clique aqui.

  • 16/4/10 - TJ/MG - Juiz indefere pedido de aborto de feto anencéfalo - clique aqui.

  • 8/4/10 - Namorado induz aborto em namorada e será julgado por júri popular, decide Tribunal do Júri de Taguatinga/DF - clique aqui.

  • 26/3/10 - Religiosos e OAB divergem sobre aborto de fetos anencéfalos - clique aqui.

  • 1/2/10 - Anencefalia, união homoafetiva e quilombos estão entre os temas previstos para julgamento no 1º semestre do STF - clique aqui.
  • 11/12/09 - Aborto de feto anencéfalo foi motivo de divergências em audiência na Câmara - clique aqui.
  • 13/11/09 - Paciente desiste do HC que pedia ao TJ/ES a interrupção da gravidez de feto com anomalia cerebral - clique aqui.
  • 9/9/09 - Tratada como questão de humanidade, interrupção de gravidez de anencéfalos é pauta do Judiciário brasileiro - clique aqui.
  • 9/9/09 - Liminar autoriza aborto de feto anencéfalo em Goiás - clique aqui.
  • 8/9/09 - Após um ano da realização de audiência pública no STF, julgamento sobre antecipação do parto de anencéfalos continua sem data prevista - clique aqui.
  • 1/9/09 - Juiz goiano autoriza aborto de feto anencéfalo - clique aqui.
  • ________

    Produtos

    _

    ___________________

    Veja mais no portal
    cadastre-se, comente, saiba mais

    Notícias Mais Lidas

    Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

    4/11/2024

    Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

    4/11/2024

    Comissão da Câmara aprova piso salarial para advogados privados

    2/11/2024

    Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

    4/11/2024

    Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

    4/11/2024

    Artigos Mais Lidos

    Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

    4/11/2024

    Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

    4/11/2024

    Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

    4/11/2024

    Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

    4/11/2024

    Por um jogo mais responsável

    4/11/2024