Venda casada
Conar arquiva representação contra comercial do Mc Donald's no trailer do filme "Rio"
A representação enviada ao Conar teve como base argumentos jurídicos, científicos e políticos para questionar a publicidade do McLanche Feliz com brindes do filme "Rio", que falava diretamente com crianças menores de 12 anos. Ainda mostrava como a empresa feria seu próprio código de ética e o acordo de autorregulamentação firmado junto à ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e à ABA - Associação Brasileiras dos Anunciantes, em 2010.
Em seu parecer, o conselheiro faz uma inusitada associação do Instituto com uma bruxa, "vale a fantasia de trocarmos o nome Instituto por outro mais característico - a bruxa Alana, que odeia criancinhas". Ele ainda acrescenta que diferente das bruxas do tempo dele "que esperavam as crianças engordarem para devorá-las, a bruxa Alana – antroposófica, esverdeada e termogênica – prefere deixá-las magrinha".
O Instituto Alana respondeu dizendo que, pela total falta de respeito com que esse caso foi julgado, não reconhece mais o Conar como uma entidade séria e legítima para garantir a ética na publicidade brasileira. Para a instituição, o parecer de apenas duas páginas tem distorções e ofensas que jamais foram vistas em cinco anos de atuação do Projeto Criança e Consumo.
O caso
Com classificação indicativa livre, o filme "Rio" entrou em cartaz no dia 8/4 e atraiu milhões de crianças aos cinemas brasileiros. Durante o trailer, o Mc Donald’s anunciou a promoção em que, na compra de um combo do McLanche Feliz, a criança levava de brinde colecionável de um dos personagens do filme.
O valoroso Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encaminhou ao Conar, em 14/4, denúncia, com pedido de sustação liminar, referente ao comercial do Mc Donald's divulgado durante o trailer do desenho animado "Rio". Segundo o Instituto, a promoção com brindes de personagens do filme acabou e demorou a ser julgada pelo Conar. Na ocasião, o conselheiro relator, Enio Basílio Rodrigues, considerou que a questão deveria ser decidida pelos membros do Conselho de Ética, "na próxima sessão de julgamento à qual a presente representação esteja apta a ser incluída".
Para o Projeto Criança e Consumo a ação é abusiva segundo o CDC (clique aqui) e o próprio código de ética do McDonald's, que diz que a empresa não poderia direcionar publicidade para crianças na idade pré-escolas ou menores de 6 anos, o que, segundo o Instituto, não ocorreu, já que crianças de diversas idades foram impactadas pela campanha.
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Representação : 85/11
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Íntegra da denúncia - clique aqui.
Confira abaixo a íntegra do parecer.
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14/5/11 - Denúncia de venda casada de lanche e brinde relacionada ao filme "Rio" ainda não foi julgada pelo Conar – clique aqui.
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30/06/10 - Resolução que trata da alimentação saudável e publicidade de alimentos foca público infantil - clique aqui.
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14/6/10 - ONG quer aprofundar debate no Brasil sobre mídia para crianças e adolescentes - clique aqui.
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16/4/10 - Projeto Criança e Consumo encaminha casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon - clique aqui.
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