Migalhas Quentes

Posse Comissão dos Advogados Idosos da OAB/SP

Num universo de 300 mil inscritos na OAB/SP há 43 mil advogados idosos, ou seja, acima dos 60 anos. Para atuar nesse segmento tomou posse a Comissão dos Direitos dos Advogados Idosos da OAB/SP, no último dia 9 . A advogada Adriana Zorub Fonte Feal foi nomeada para presidir a comissão. Bahij Amin Aur assumiu a vice-presidência.

17/5/2011

Nova direção

Posse Comissão dos Advogados Idosos da OAB/SP

Num universo de 300 mil inscritos na OAB/SP há 43 mil advogados idosos, ou seja, acima dos 60 anos. Para atuar nesse segmento tomou posse a Comissão dos Direitos dos Advogados Idosos da OAB/SP, no último dia 9. A advogada Adriana Zorub Fonte Feal foi nomeada para presidir a comissão. Bahij Amin Aur assumiu a vice-presidência.

À frente da comissão, que ganhou novo nome (antes era chamada "de Defesa do Doente Mental e da Pessoa Idosa"), Zorub disse em discurso que deve seus conhecimentos na área à advogada Maria Elisa Munhol, presidente do grupo falecida em novembro de 2010. Para Zorub, a importância da comissão está aumentando devido ao rápido envelhecimento do país e ao crescente número de advogados idosos. Ela citou pesquisa feita em 2009 pela comissão, que apontou a existência de 43.256 idosos inscritos na OAB/SP, e disse que uma atualização do levantamento está sendo feita.


Adriana feal e Luiz Flávio D'Urso durante a solenidade

A advogada afirmou que o Brasil tem leis, políticas nacionais e estaduais que protegem os idosos, mas que muitas vezes não são aplicadas porque essas pessoas não lançam mão de seus direitos porque os desconhecem. Zorub citou o artigo 22 do Estatuto do Idoso (clique aqui), que prevê orientações sobre o processo de envelhecimento em todos os níveis de ensino formal. "É fundamental incutir nos jovens o interesse por cuidar dos idosos", disse. Segundo ela, a forma mais saudável de envelhecimento é com a família, se necessário, com ajuda de profissionais.

O presidente D’Urso destacou o trabalho da antiga presidente da comissão, Maria Elisa Munhol, falecida, e lembrou sua firme atuação em defesa dos donos da Escola Base, acusados sem provas pela polícia de abusar sexualmente de alunos, em um dos casos mais paradigmáticos de erros da imprensa brasileira.

Segundo D’Urso, a legislação brasileira é protecionista em relação aos idosos, mas não o suficiente. "A comissão tem plenas condições de trabalhar na área de políticas públicas. É prioridade da comissão trabalhar em prol do advogado idoso, mas isso não a limita a advogados, é preciso trabalhar em prol de qualquer pessoa idosa", disse.

Também integraram a mesa da solenidade Fábio Canton Filho, presidente da CAASP; Clemência Beatriz Wolthers, secretária adjunta da OAB/SP; José Pinheiro, presidente da Comissão de Direito Desportivo; e Armando Sanchez, presidente da Comissão de Correições.

__________
____

Foto : OAB/SP
____
__________

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024