"Semana do TST"
As discussões, de acordo com a regulamentação da Semana do TST, serão fechadas, e os ministros se dividem em dois grupos: o de normatização e o de jurisprudência. O primeiro vai analisar e elaborar proposta de revisão das normas internas do TST, inclusive seu Regimento Interno e o do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, e elaborar anteprojetos de lei voltados para o aperfeiçoamento processual, com prioridade para a execução trabalhista. Dele farão parte dez ministros.
O grupo de jurisprudência, composto por 16 ministros, vai analisar e aprovar propostas de edição, revisão ou cancelamento de súmulas, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos do TST. Ao final, uma reunião plenária apreciará as propostas, e suas deliberações serão posteriormente ratificadas pelo Tribunal Pleno.
Pontos polêmicos
Um dos resultados esperados da Semana do TST é a definição jurisprudencial de temas ainda não pacificados pela Corte. Alguns deles estão relacionados à terceirização, como a responsabilidade subsidiária de entes públicos nos contratos de terceirização de mão-de-obra. A jurisprudência atual, Súmula 331, no sentido de que o Estado é responsável pelas dívidas trabalhistas dos terceirizados, diverge da posição recentemente adotada pelo STF.
Entre os temas que devem ser discutidos estão o prazo prescricional para ações que envolvam complementação de aposentadoria, o adicional de risco para portuários em terminais privativos, os critérios para pagamento de horas in itinere, os requisitos para a interposição de recurso por fax, a equiparação dos operadores de telemarketing com os telefonistas, o uso de celular em casos de sobreaviso e a questão dos honorários de sucumbência.
"A proposta é promover uma reflexão profunda e pontual sobre a jurisprudência, e também elaborar normas que aperfeiçoem os julgamentos do TST e deem maior eficiência e celeridade ao processo trabalhista", afirma o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen.
A última iniciativa semelhante ocorreu em 2003, quando o TST examinou todas as suas súmulas e OJs e promoveu mais de cem alterações. "Desta vez, porém, a proposta é examinar pontualmente os casos em que há dúvidas sobre o acerto de determinadas teses", explica o ministro Dalazen.
-
Clique aqui e confira na íntegra a Resolução que regulamenta a Semana do TST.
____________
_________
Notícias
6/5/11 - TED aprova ementa que garante honorários a advogado que teve mandato revogado sem justo motivo - clique aqui.
5/5/11 - Justiça do MS determina destaque da verba honorária de 50% em favor de advogado que patrocinou a ação - clique aqui.
26/4/11 - Juiz de de Campina Grande/PB afirma ser inadmissível que um advogado receba honorários contratuais e sucumbenciais - clique aqui.
LeitoresHonorários - clique aqui.
Artigos
2/5/11 - Honorários Sucumbenciais - Francisco Eduardo Guimarães Farias - clique aqui.
23/10/09 - O fim jus postulandi perante o TST e os honorários advocatícios na Justiça do Trabalho - Carlos Eduardo Amaral de Souza - clique aqui.
Notícias
19/3/11 - TST mantém ilegitimidade de sindicato em ação sobre horas in itinere - clique aqui.
18/2/11 - TST - Trajeto interno deve ser calculado como horas extras - clique aqui.
20/1/11 - TST - Trabalhador da Sadia ganha horas extras por tempo gasto na troca de uniforme - clique aqui.
29/9/10 - Horas in itinere não podem ser suprimidas por negociação coletiva - clique aqui.
Notícias
28/5/10 - Uso de celular fora da jornada de trabalho não configura sobreaviso, decide TST - clique aqui.
10/6/09 - 7ª Turma do TST rejeita sobreaviso a médico que usava celular em plantões - clique aqui.
12/5/09 - TST - Encarregado de vendas ganha sobreaviso por uso de celular - clique aqui.
_________