Celebração
Instituições participam da celebração de recebimento da relíquia de Santo Ivo
A relíquia de Santo Ivo será entregue para Frei Rildo, responsável pela paróquia, no próximo dia 15, na França. A chegada ao Brasil está prevista para o dia 17 e a relíquia ficará exposta na Catedral da Sé até o dia 19, quando será transportada para a igreja de Santo Ivo, onde acontecerá uma celebração solene. A coordenação da celebração, pela OAB/SP, será do conselheiro Fabio Trombetti.
Missa
Este ano, a tradicional missa em louvor a Santo Ivo, será realizada no próximo dia 19, às 19h, na Igreja de Santo Ivo (Largo da Batalha, 189 - Ibirapuera), numa iniciativa conjunta da OAB/SP, AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.
"Para todos os advogados, Santo Ivo é nossa maior inspiração. A ele devotamos nossos pensamentos e é a ele que dedicamos nossa singela homenagem todo dia 19 de maio. Dessa forma, é com imensa satisfação que recebemos a notícia da chegada da relíquia do nosso santo protetor", disse o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.
Palestra
No dia 18, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB/SP, acontece palestra de José de Ávila Cruz, sobre "Santo Ivo - O Patrono dos Advogados". Cruz é presidente interino da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP, mestre em Direito pela PUC-SP, mestre e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e professor de Direito Civil e Direto Romano do Instituto de Direito Canônico Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro.
Histórico
Ivo de Kemartin nasceu na Bretanha, região oeste da França, em 1253. De Família nobre, estudou Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Patrono dos advogados, Santo Ivo era frade franciscanos e dedicou sua vida e obra à defesa dos pobres, fracos e oprimidos, ganhando fama ao colocar toda a sua erudição na defesa dos desafortunados.
Ivo morreu de causas naturais na França em 19 de maio de 1303, aos 50 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier. Após processo de investigação, o Papa Clemente VI, com a solene Bula de 19 de maio de 1347, assinada em Avignon, França, proclamava Ivo inscrito no Catálogo dos Santos e Confessores, devendo ser venerado como Santo da Igreja Católica Apostólica Romana anualmente no dia 19 de maio.
Inscrições para a palestra mediante a doação de uma unidade de leite em pó integral de 400 g no ato de inscrição (Praça da Sé, 385 - térreo) ou pelo site (clique aqui).
______________
______________